Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/06/2023 as 2:30pm

Vespa é “Ôtopatamá”

Coluna Esporte Total


Depois de ver o Super Vespa passeando soberano em Barcelona na sua quinta vitória na temporada de 7 GPs de forma absoluta, lembrei-me da expressão “Ôtopatamá”, que ficou famosa em 2019 quando o atacante do Flamengo, Bruno Henrique, após um empate com o Vasco, disse que o Flamengo estava em outro patamar. O narrador da Band Sérgio Maurício e o comentarista Reginaldo Leme, também de forma bem humorada, brincaram com a supremacia absurda do holandês. “O Max está correndo a sua própria fórmula”, a “Fórmula Verstappen”. A brincadeira da dupla da Band, tem tudo haver com o momento mágico que vive o piloto e namorado da filha do tricampeão Nelson Piquet, Kelly Piquet.

O bicampeão da Red Bull venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Espanha e confirmou um final de semana perfeito no qual Max foi o mais rápido em todos os treinos livres, garantiu a pole e conquistou a prova sem nenhuma ameaça da concorrência. Além disso, o holandês ainda cravou a volta mais rápida da etapa, com tempo de 1min16s330, o que garantiu a ele um ponto a mais no campeonato de pilotos e a conquista do Grand Slam, que consiste em ser pole position, vencer a prova e fazer a volta mais rápida.

O muleke voador vem se transformando em um dos maiores fenômenos da Fórmula 1. Das 417 voltas em 7 GPs, a Red Bull liderou 401 voltas contra 16 dos rivais. Muitos tentam usar uma narrativa ridícula para desconstruir o talento absurdo desse jovem, dizendo que Max vence tudo porque tem o melhor carro. É óbvio que a Red Bull tem os dois melhores carros do grid. Mas, é inegável que Verstappen e dono de um estilo único de pilotar, com qualidade e talento absurdo, ele vem rompendo barreiras e batendo recordes.  Parece que para ele o céu é o limite.

Toda e qualquer dominância é ruim para o esporte, mas os mesmos que criticam o Verstappen, elogiavam o Hamilton quando a Mercedes era imbatível. Temos que lembrar que a F1 sempre foi assim. Os fãs do passado sempre viram domínios de Senna, Prost, Mansell, Schumacher, Alonso, Vettel e Hamilton. E agora vão ter que engolir o domínio desse fenômeno chamado Max Verstappen, que segue determinado para conquistar seu tricampeonato.

Mercedes reage e Aston Martin decepciona

A Mercedes mostrou um impressionante avanço comparado com o começo do ano e terminou no pódio com sua dupla de pilotos. Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro.

Sergio Perez, que largou apenas na P11 depois de não se classificar para o Q3 no sábado, fez uma boa corrida de recuperação para terminar na quarta posição.

Sainz, terminou na quinta posição em uma corrida um tanto quanto apagada do espanhol. Charles Leclerc, por sua vez, terminou fora dos pontos na P11 depois de largar dos boxes.

A Aston Martin do Espanhol Alonso, foi a grande decepção depois de ser figura carimbada nos pódios da temporada. Lance Stroll e Fernando Alonso, a dupla da Aston Martin, terminou na P6 e P7, respectivamente. Foi um domingo decepcionante para os espanhóis presentes no circuito de Barcelona. Enquanto esperavam por um pódio de Alonso que não veio, alguns torcedores foram deixando o autódromo antes mesmo do fim da corrida.

A Alpine terminou com seus dois pilotos dentro da zona de pontuação. Esteban Ocon foi o oitavo e Pierre Gasly o décimo. Gasly largaria na P4, mas recebeu uma penalização de seis posições no grid por atrapalhar alguns pilotos durante a qualificação.

Guanyu Zhou foi um dos destaques do dia ao terminar em nono. Largando de 13º, o chinês que travou boas disputas para terminar na zona de pontuação. Em contrapartida, seu companheiro de equipe Valtteri Bottas terminou em 19º.

Lando Norris teve um domingo decepcionante em Barcelona. Largando em terceiro, a jovem promessa da F1, o britânico se envolveu em um incidente com Hamilton logo na largada e teve danos no seu carro. Ele cruzou a linha de chegada na P17. Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, figurou entre os 10 primeiros por boa parte da corrida, mas terminou em 13º. A Fórmula 1 retorna no dia 18 de junho com o Grande Prêmio do Canadá.

 

Coluna: Esporte Total

Texto by: Roberto Vieira

Jornalista e Comentarista Esportivo

Top News