Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/09/2023 as 9:30pm

Tricampeão da Fórmula Vee sobe novamente ao pódio em etapa muito disputada no Velocitta

Piloto Rokim/Motul conquista um terceiro lugar na geral e dois segundos lugares na Máster na 6ª etapa do Campeonato de Paulista de FVee disputada no Velocitta neste final de semana.


Laurent Guerinaud conquistou, neste final de semana, seu sexto pódio da temporada na classificação geral, o quadragésimo quinto da sua carreira na Fórmula Vee, em uma etapa marcada pela intensidade da competição.

O francês e mais três pilotos chegaram a superar o recorde histórico da volta mais rápida da categoria no Velocitta.

Para o tricampeão da categoria, o final de semana foi de superação. Com dificuldades para acertar o ajuste do carro, ele puxou muito na classificação e acabou rodando na última curva da sua melhor volta, que estava um décimo de segundo mais rápida que a pole... Ele ficou com o 4º lugar no grid da primeira prova e o 3º na segunda.

“Faltou uns dez minutos de treino para acertar o carro”, disse o piloto Rokim/Motul. “Parei várias vezes no box para ajustar a repartição de freio e abaixar a traseira. Quando o último treino acabou, eu ainda não estava satisfeito com o comportamento do carro, abaixamos novamente para a classificação, mas não foi suficiente...”

“Acho que o carro veio muito mais alto que de costume, fui progressivo demais nos ajustes por medo de pegar nos bumps da pista, mas eu deveria ter mexido de forma mais drástica para chegar mais rápido à configuração ideal...”

As condições meteorológicas zeraram tudo para a primeira prova, que foi disputada na chuva. Por medida de segurança, a largada foi dada em fila indiana em vez de duas fileiras. “Na largada, tinha três carros na minha frente em vez de um”, explicou o francês. “Eu não enxergava nada por causa do spay d’agua, e tive que ser muito cauteloso. Não deu para tentar nada nas primeiras curvas.”

Até o tricampeão fazer a ultrapassagem para assumir a terceira posição, os primeiros já tinham aberto espaço. Guerinaud se aproximou do segundo colocado, mas faltou voltas para chegar perto o suficiente e tentar a ultrapassagem.

A expressão francesa déjà-vu atormentou Laurent para a segunda prova, quando a pista secou. “Mantivemos uma repartição de freio conservadora demais, com excesso de freio na traseira... de novo”, comentou o piloto.

O tricampeão chegou a assumir a segunda posição e tinha aberto uma boa vantagem, quando rodou na freada da curva 1. O francês foi ultrapassado e terminou em quarto lugar.

“Eu estava guiando no limite do carro para tentar ir buscar o líder e cometi um erro. Talvez eu tenha também me empolgado ao ver que estava baixando o recorde da pista e arrisquei demais...”

Além do Laurent, três pilotos superaram o recorde anterior da categoria nesta segunda prova, comprovando o alto nível da competição.

A melhor volta ficou com o Gabriel Marçon, que se tornou o novo recordista da FVee no Velocitta, com 1min46s717. Ele superou a marca obtida por Levi Simões no ano passado, com 1min47s189.

“O Gabriel e o Pedro Antunes progrediram muito desde o início da temporada. Os Júniores estão dando cada vez mais trabalho aos veteranos da Máster”, brincou o francês. “Tenho certeza de que ouviremos falar muito deles no futuro do automobilismo brasileiro e, quem sabe, mundial”, afirmou Laurent. “Estou honrado em ter a oportunidade de competir com a nova geração e até contribuir ao aprendizado dos jovens potenciais.”

Além da terceira e quarta colocação na classificação geral, o piloto Rokim/Motul conquistou dois segundos lugares na Máster, para pilotos acima de 40 anos, subindo ao pódio pela quinquagésima sétima vez da sua carreira nesta divisão, em apenas 4 anos.

 “Subir ao pódio é sempre bom, mas, sem dúvida, eu esperava melhores resultados nesta etapa, para ficar com mais chances de brigar pelo meu quarto título”, disse.

Com quatro quebras e uma punição muito polemica desde o início da temporada, o piloto precisava tirar o atraso na classificação do campeonato.

“Como sempre, procurei fazer o melhor e resta agora saber se terei condições de disputar as duas últimas etapas. Estou buscando novos apoiadores para cobrir as despesas. Espero contar com esta ajuda e terminar da melhor maneira possível o campeonato.”

Os resultados deixaram o piloto francês na terceira posição na classificação geral, com 157 pontos, apenas dois atrás de Pedro Antunes. A liderança é de Levi Simões, que venceu as duas provas e agora soma 190 pontos.

Na Máster, para pilotos acima de 40 anos, Guerinaud manteve a vice-liderança, com 180 pontos. Levi Simões é o primeiro, com 196. O francês é também o atual campeão desta categoria.

Restam apenas mais duas etapas na competição. A próxima será novamente no Velocitta, dias 22 e 23 de setembro. A última e decisiva etapa será em Interlagos, dias 22 e 23 de dezembro.

Para acompanhar Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud

Fonte: Da redação

Top News