Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/09/2023 as 6:00am

Filipe Toledo conquista bicampeonato mundial de surfe

O surfista brasileiro Filipe Toledo conquistou seu segundo título mundial na Liga Mundial de...

Filipe Toledo conquista bicampeonato mundial de surfe Filipe Toledo conquistou seu segundo título mundial na Liga Mundial de Surfe

O surfista brasileiro Filipe Toledo conquistou seu segundo título mundial na Liga Mundial de Surfe (WSL) neste sábado (9). Toledo, que é natural de Ubatuba, São Paulo, venceu a etapa final do circuito, conhecida como WSL Finals, realizada em Lower Trestles, nos Estados Unidos. Na decisão, ele derrotou o australiano Ethan Ewing duas vezes em uma melhor de três baterias.

Essa vitória de Filipinho mantém o domínio brasileiro no principal circuito de surfe do mundo. Desde 2014, quando o também paulista Gabriel Medina se tornou campeão mundial pela primeira vez, o Brasil conquistou o título sete vezes em nove edições, com exceção dos anos de 2016 e 2017. Além de Medina e Toledo, outros brasileiros que já alcançaram esse feito são Adriano de Souza (Mineirinho) e Ítalo Ferreira.

O evento WSL Finals reuniu os cinco melhores surfistas da temporada, incluindo dois brasileiros: Filipinho e João Chianca, conhecido como Chumbinho. Como Toledo chegou à Lower Trestles na liderança, ele não precisou competir nas baterias preliminares e avançou diretamente para a final.

Chumbinho iniciou sua trajetória vencendo o australiano Jack Robinson, obtendo uma pontuação de 15.33 pontos (8.33 e 7.00) nas duas melhores ondas, superando os 11.87 (6.00 e 5.87) de seu adversário. No entanto, Chumbinho não conseguiu avançar contra Ewing, que conquistou notas de 8.60 e 9.00 nas primeiras ondas, totalizando 17.60 pontos, em comparação com os 14.57 (6.67 e 7.90) do surfista brasileiro. Chumbinho encerrou a temporada em quarto lugar.

Em seguida, Ewing somou 17.10 pontos (8.93 e 8.17) e derrotou o norte-americano Griffin Colapinto, que conquistou 15.96 pontos (8.23 e 7.73), avançando para a final contra Filipinho.

Essa vitória de Filipinho mantém o domínio brasileiro no principal circuito de surfe do mundo

Na primeira bateria da final, Filipinho e Ewing tiveram uma disputa acirrada, com notas elevadas. Com duas manobras aéreas perfeitas, o brasileiro alcançou 9.00 e 8.97, somando 17.97 pontos, ligeiramente à frente dos 17.23 (8.73 e 8.50) do australiano, garantindo a liderança no confronto. Apesar da falta de ondas, Filipinho demonstrou criatividade e alcançou 7.50, exercendo pressão sobre Ewing. Toledo também obteve 6.77. Embora Ewing tenha conquistado a melhor pontuação da bateria (7.67), sua segunda melhor nota foi baixa (4.70), resultando em uma soma de 12.37 pontos, abaixo dos 14.27 pontos de Filipinho, que finalmente pôde celebrar seu segundo título mundial.

No evento feminino, Caroline Marks conquistou o título do WSL Finals. A surfista norte-americana superou a havaiana Carissa Moore, pentacampeã mundial, e garantiu sua primeira vitória no circuito. A gaúcha Tatiana Weston-Webb, representante brasileira na elite do surfe, encerrou a temporada na oitava posição.

Filipe Toledo também está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2024, onde buscará o tricampeonato. Apesar de Paris, na França, ser a sede do evento, a modalidade será disputada em Teahupo'o, no Taiti. Além de Filipinho, Chumbinho também está classificado entre os atletas masculinos. Há a possibilidade de uma terceira vaga para o Brasil caso o país conquiste o título por equipes no Campeonato Mundial da Associação Internacional de Surfe (ISA), que ocorre no final de fevereiro. Nesse caso, a vaga seria destinada a Gabriel Medina, como o terceiro melhor surfista brasileiro na temporada da WSL.

No torneio feminino, Tatiana Weston-Webb já assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos. Da mesma forma que na categoria masculina, o Brasil pode garantir uma segunda vaga na competição feminina se conquistar o título por equipes no Mundial da ISA. Essa vaga extra seria destinada a Luana Silva, nascida no Havaí, mas filha de pais brasileiros. (com informações: agenciabrasil.ebc.com.br)

 

Fonte: Da redação

Top News