Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/09/2023 as 4:00am

Atletas pegos no doping: Vilões ou mocinhos? Especialista comenta casos recentes de doping no esporte

Lincoln Nunes, especialista em performance esportiva, explica que a educação dos atletas sobre os riscos associados ao uso de substâncias é fundamental


Recentemente, o mundo dos esportes viu-se abalado por dois casos de doping que envolvem figuras de destaque em diferentes modalidades. Paul Pogba, astro do futebol, foi pego em um exame antidoping após o uso de testosterona, enquanto a estrela do tênis Simona Halep recebeu uma suspensão de 4 anos por testar positivo para Roxadustat durante o US Open de 2022.

Mas afinal, o que é doping? De acordo com o preparador mental esportivo, Lincoln Nunes, ele é caracterizado como o uso de substâncias lícitas ou ilícitas, métodos e drogas que têm o potencial de aumentar o desempenho esportivo de um atleta. Essas substâncias podem fornecer vantagens físicas e psicológicas, comprometendo a integridade do esporte.

Para Lincoln, é essencial compreender que performance não é sinônimo de saúde, e saúde não é sinônimo de performance, "Alguns atletas recorrem a substâncias que podem ter propósitos legítimos, como a testosterona, que pode ser usada para várias finalidades, incluindo tratamento médico. Por isso, é crucial contar com uma equipe multidisciplinar que inclua médicos, nutricionistas e preparadores físicos para orientar os atletas sobre o que é seguro e legal em termos de suplementação e tratamento médico. A educação dos atletas sobre os riscos associados ao uso inadequado de substâncias é fundamental.", explica o profissional.

A história do doping é longa, mas somente em 1968 o Comitê Olímpico Internacional começou a realizar os testes antidoping, com o objetivo de detectar substâncias proibidas e garantir a integridade das competições internacionais.

No caso de Simona Halep, a substância Roxadustat, que aumenta a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue, pode melhorar a resistência, mas seu uso foi considerado uma violação das regras antidoping. Ela agora enfrenta uma suspensão de 4 anos imposta pela Agência de Integridade do Tênis.

Paul Pogba também enfrenta um exame antidoping positivo por uso de testosterona, que pode melhorar a massa muscular e o condicionamento físico. Ele está suspenso preventivamente e passará por uma contraprova em 20 de setembro. Se o resultado se confirmar, o meia do futebol pode enfrentar uma suspensão de 4 anos.

Nunes destaca que esses casos destacam a importância de um acompanhamento médico rigoroso e da conscientização dos atletas sobre os riscos associados ao uso de substâncias que possam afetar sua saúde e integridade esportiva. O esforço contínuo para combater o doping é fundamental para manter a justiça e a equidade no mundo do esporte.

Sobre Lincoln Nunes

Criador do Método Atleta de Elite, filósofo, psicanalista, preparador mental e especialista em performance esportiva. Com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes já atendeu medalhistas olímpicos, estrelas do futebol europeu e nacional como Philippe Coutinho, Emerson Royal, Raphinha, Artur Victor, Pedro Rocha, dentre outros atletas da Seleção Brasileira de Futebol.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Top News