Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/04/2015 as 12:00am

Brasileiro que morou em MA inaugura exposição

A partir de 1º de maio, o curador faz um intercâmbio entre os acervos do Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Museu da Imigração de Ellis Island

A exposição Retratos Imigrantes, com a curadoria de João Kulcsár, promove um intercâmbio entre os acervos iconográficos do Museu da Imigração e do Museu da Imigração de Ellis Island, em Nova Iorque. Composta por 40 fotografias das duas primeiras décadas do século 20, a exposição compartilha as semelhanças do cenário imigratório da época nos dois países. A inauguração está marcada para o dia 1º de maio de 2015, 1:00 p.m. no Museu da Imigração de Ellis Island, em New Iorque.

“O diálogo inédito entre parte dos acervos das duas instituições – ambas sediadas em antigas hospedarias de imigrantes - tem como objetivo a preservação da história e memória do processo migratório para construção de seus países. A exposição une essas imagens dos imigrantes do início do século 20.” Diz João Kulcsár, curador da exposição e que morou em Cambridge, Massachusetts, quando foi bolsista da Comissão Fulbright na Universidade de Harvard.  “O tema imigração é sempre contemporâneo para os Brasileiros, tive a oportunidade de trabalhar com jovens imigrantes brasileiros em Cambridge em 2003, e percebi como é importante,” completou.

João Kulcsar é professor do curso de Fotografia do Centro Universitário Senac. Mestre em Artes pela University of Kent at Canterbury (1997) com bolsa do British Council, foi Professor Visitante na Universidade de Harvard, Graduate School of Education, pela Comissão Fulbright (2002-2003). Ele coordena o Centro de Estudos Brasil-Estados Unidos (Cebe) e foi curador de inúmeras exibições fotográficas, no Brasil e no exterior. Desde a década de 1990, dedica seu tempo a orientar professores sobre como utilizarem a fotografia na sala de aula e a realizar projetos fotográficos de alfabetização visual.

Serviço

Inauguração da exposição “Retratos Imigrantes – Immigrants Portrait ” em Ellis Island.

Data: 1º. de maio a 30 de setembro de 2015

Horário: 1 pm

Curadoria: João Kulcsár

Mais informações:

www.alfabetizacaovisual.com.br/exposicoes/retratos-imigrantes/

Fonte: Da Redação

Top News