Publicado em 24/02/2014 as 12:00am

Ator de 'Os caça-fantasmas', morre aos 69 anos

Diretor e ator Harold Ramis, de 'Os caça-fantasmas', morre aos 69 anos

O ator, diretor e roteirista Harold Ramis morreu aos 69 anos em Chicago, nos EUA, nesta segunda-feira (24). De acordo com o jornal "Chicago Tribune", ele morreu em decorrência de um tipo raro de vasculite autoimune, que provoca o inchaço de vasos sanguíneos. Sua mulher, Erica Mann Ramis, disse ao jornal que ele lutava contra a doença desde 2010.

O cineasta nascido em Chicago, nos EUA, dirigiu e coescreveu "Feitiço do tempo" (1993), pelo qual ganhou um BAFTA de melhor roteiro original, "Clube dos pilantras" (1980), "Férias frustradas" (1983), "Máfia no divã" (1999) e "Máfia volta ao divã" (2002), entre outros. Ele foi um dos roteiristas de "O clube dos cafajestes", de 1978.

Entre os filmes em que atuou e também roterizou estão "Os caça-fantasmas" (1984), com Bill Murray e Dan Aykroyd, em que interpretou o Dr. Egon Spengler, a sequência "Os caça-fantasmas 2" (1989), "Recrutas da pesada" (1981) e "Presente de grego" (1987). Ele também fez papéis menores em "Ligeiramente grávidos" (2007)  e "Melhor é impossível" (1997).

Harold Ramis também escreveu programas da série de TV "Os caça-fantasmas" e dirigiu episódios de "The office".

Famosos lamentam
Celebridades lamentaram a morte de Harold Ramis no Twitter. O ator Bily Crystal escreveu em seu perfil no Twitter: "triste por ouvir que meu amigo Harold Ramis morreu. Um ator e diretor brilhante e engraçado. Um marido e pai maravilhoso. Grande perda para nós todos".

Seth MacFarlane declarou: "Harold Ramis foi um exemplo brilhante para todo roteirista de comédia que espera alcançar excelência neste campo". A atriz Julianne Moore escreveu: "Muito triste em ouvir que perdemos Harold Ramis. Excepcionalmente talentoso, excepcionalmente bondoso".


Fonte: (g1)