Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/04/2008 as 12:00am

Brasil e Espanha chegam a acordo sobre barrados

Representantes dos governos do Brasil e da Espanha assinaram nesta terça-feira em Madri um protocolo de seis pontos para tentar pôr fim à crise diplomática dos turistas barrados em aeroportos dos dois países.

Representantes dos governos do Brasil e da Espanha assinaram nesta terça-feira em Madri um protocolo de seis pontos para tentar pôr fim à crise diplomática dos turistas barrados em aeroportos dos dois países.

De acordo com o documento, os países se comprometeram a permitir que os chamados "inadmitidos" entrem em contato com os consulados locais em busca de apoio.

Atualmente, os viajantes barrados ficam incomunicáveis.

A pedido do governo brasileiro, o Ministério do Interior da Espanha também prometeu permitir aos barrados acesso a banheiros e às malas.

Cooperação

Nos casos mais recentes, brasileiros reclamaram de ter ficado até 24 horas sem comida e sem poder tomar banho.

Ficou decidido ainda que haverá novos encontros periódicos para tratar do assunto imigração, inclusive porque o número de brasileiros na Espanha triplicou nos últimos quatro anos.

Segundo destino imigratório mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, a Espanha não mudará suas normas de controle policial nas fronteiras, mas diz que colaborará com o Brasil.

Um dos pontos do acordo é a intenção de reforçar a cooperação da polícia de ambos países, inclusive com intercâmbio de agentes.

Caixa eletrônico

Os dois governos se comprometeram ainda a fazer melhores campanhas de informação sobre os requisitos legais para a entrada de turistas.

Outro ponto do acordo foi a instalação de caixas bancários eletrônicos nos terminais aeroportuários dentro das áreas de controle de frontera dos dois países, a pedido da Espanha.

O objetivo é poder dar aos turistas a possibilidade de sacar dinheiro nos casos em que a polícia aduaneira exigir como requisito a apresentação de quantias mínimas para custear a estadia.

Turistas espanhóis dizem ter medo de chegar ao Brasil com dinheiro no bolso e ser assaltados.

O documento foi assinado pelo subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior, Otto Maia (Ministério de Relações Exteriores) e pela subsecretária do Ministério espanhol das Relações Exteriores, María Jesús Figa.

Fonte: (terra.com.br)

Top News