Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 30/05/2008 as 12:00am

Patrulha da fronteira apreende 51 imigrantes dentro de uma carreta-frigorífico

Segundo as autoridades havia crianças no interior do baú e a temperatura era de 57ºF

Agentes da Border Patrol americana descobriram 51 imigrantes ilegais dentro do baú-frigorífico de uma carreta, na rodovia I-35 North, um dos checkpoint perto da fronteira com o México. As autoridades informaram que entre os imigrantes havia crianças com idades entre 5 e 10 anos e um adolescente de 16 anos de idade.
De acordo com o porta-voz da E.U. Customs and Border Protection, o grupo estava sentado em cima de e entre grades de abacates.
A temperatura no interior do frigorífico móvel era de 57ºF.

Nina Pruneda, da Imigração e Alfândega, disse que os imigrantes pareciam estar em boa condição médica. O condutor da carreta, um cidadão americano, foi preso e entregue à agentes especiais do ICE. O homem ainda não enfrentou o tribunal federal, confirmou ela, mas provavelmente irá responder sobre acusações de contrabando de imigrantes.
Eugenio Rodriguez Jr., agente responsável pela fiscalização do 'Setor Laredo Patrulha Fronteiriça', disse que é incomum o transporte de imigrantes ilegais em um baú-frigorífico. "Esse ocorrido é um pouco diferente dos métodos de que geralmente os contrabandistas utilizam, pois se trata de um frigorífico em um caminhão que não tem ventilação", disse Rodriguez.
Ambos os métodos acarretam riscos. Por exemplo, ele disse, os imigrantes ilegais que viajam num caminhão frigorífico correm o risco de hipotermia, se não forem devidamente vestido, enquanto aqueles em um caminhão comum podem sofrer desidratação.
Alguns agentes relataram, que houve uma apreensão no dia 22 de maio, quando eles encontraram 10 imigrantes ilegais dentro de um caminhão estacionado. A temperatura era de cerca de 100ºF quando os imigrantes foram descobertos no trailer, que estava lacrado por um cadeado. "Se os agentes não tivessem descoberto o grupo, eles poderiam ter permanecidos trancados no reboque por um período mais longo de tempo e submetidos à condições perigosamente quentes ao corpo humano", declarou um dos patrulheiros.
Segundo dados da Border Patrol o caso de apreensão em carretas e caminhões tem aumentado muito nos últimos meses. Os recentes casos de tentativas de tráfico humano em veículos de carga:
? Em 11 de maio agentes da Border Patrol, em Laredo-EUA, encontraram 12 imigrantes ilegais dentro de um baú. Cada um foi identificado como imigrante do México ou Honduras.
? Também no dia 11 de maio, agentes da Border Patrol encontraram 21 imigrantes ilegais dentro de um outro baú em Laredo na estação Norte. Eles foram identificados como imigrantes provenientes do México.
? Em 30 de março, agentes descobriram 38 imigrantes ilegais dentro de uma carreta, incluindo nove mulheres e cinco adolescentes.
? Dentro de um período de três horas no dia 14 de fevereiro, agentes encontraram 85 imigrantes ilegais em quatro caminhões baú.

Fonte: (IMMIGRATION NEWS)

Top News