Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/06/2008 as 12:00am

Sentimento antiimigrante permanece forte em RI

Governador briga com prefeito de Providence por causa de imigrantes

Da redação

ANBT ? Agência de Notícias Brazilian Times

 

O governador republicano do estado de Rhode Island, Don Carcieri, esteve dando uma entrevista à uma importante emissora de rádio da região e criticou duramente o prefeito da cidade de Providence, o democrata David Cicilline. Segundo ele os crimes cometidos por imigrantes ilegais só continuam a acontecer pelo fator de não haver uma rigor na fiscalização policial. "Todos os imigrantes que forem abordados devem ter seu status migratório checado", acrescenta.

Entre os casos citados por ele, está o de um recente estupro cometido por um imigrante ilegal. Justificando sua opinião, o governador disse que o "criminoso já havia sido preso duas vezes antes e havia uma ordem de deportação contra ele".

O prefeito não respondeu aos comentários mas já está orientando sua assessoria sobre o assunto. Do outro lado, o governador tenta forçar a polícia de Providence à utilizar o banco de dados do departamento de imigração e "tirar de circulação os imigrantes que estejam ilegais na cidade".

No mês de março, Carcieri sansionou uma lei de combate ferrenho à imigração ilegal. Ele decretou que as agências estatais e empresas que fazem negócios com o governo federal  usem este mesmo banco de dados para verificar o "status migratório" de seus funcionários.

O governador exigiu que a polícia de seu estado averiguasse o status migratório das pessoas abordadas, mas o chefe da polícia de Providence, Dean Esserman, se negou a cumprir a ordem. "Esta medida pode fazer com que imigrantes testemunhas de algum crime se evada de ajudar a polícia", explica.

Fonte: (ANBT - Agência de Notícias Brazilian Times)

Top News