Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/07/2008 as 12:00am

Conferência realizada no RJ tem como foco a imigração brasileira

Direito do Imigrante é discutido no Rio de Janeiro

Aconteceu nessa quinta-feira (17), a abertura do 1º "Encontro da Diáspora Brasileira", no Rio de Janeiro. A conferência tem o propósito de abordar temas relativos às comunidades de cidadãos brasileiros que vivem no exterior.

O embaixador Otto Agripino Maia, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que esteve presente na Harvard University no mês de maio deste ano, definiu que o encontro irá proporcionar a criação de propostas assistenciais e efetivas. Em entrevista ao jornal Brazilian Times, ele disse que, "O Itamaraty deseja instituir um cenário propício para a fomentação de políticas generalistas de desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento. O encontro será um embrião de representatividade", resumiu o embaixador.

Com base nesse mesmo argumento, o senador do PDT, Cristóvam Buarque, palestrou pela manhã afirmando que os brasileiros necessitam de um representante oficial com legitimidade para manifestar os interesses dos conglomerados existentes na América do norte, Ásia e Europa. Ele é o autor da emenda que visa eleger candidatos imigrantes de grandes colônias ao cargo de deputado federal pelo Brasil.

Buarque disse durante o fórum, "Precisamos convencer os congressistas à aprovarem a emenda. Os imigrantes devem enviar e-mail's para senadores e deputados solicitando o voto à favor da proposta.", em seguida, o senador agradeceu ao comite Pró-cidadania organizado em Boston e parabenizou o abaixo-assinado promovido nas cidades de New England. O senador foi bastante ovacionado pelo auditório.

O número de participantes do fórum superou as expectativas, mais de 500 pessoas estiveram presentes. "Vieram diversas delegações do Japão, EUA e de outros países", disse Edirson Paiva, presidente do jornal Brazilian Times.

Paiva, foi um dos três convidados patrociandos pelo Itamaraty. Junto com ele, embarcaram a ativista Heloísa Galvão, da associação Mulher Brasileira, e o pesquisador da Prefeitura de Boston, Álvaro Lima.

 
Edirson Paiva despede-se no aeroporto de Logan, em Boston-MA. Em uma das mãos ele segura a pauta de reivindicações que irá apresentar nos dois dias do encontro da 1º Diáspora Brasileira. "Estou levando vinte tópicos que tratam de educação, saúde, esportes e carteira de motorista. Muitos imigrantes escreveram suas sugestões para a redação do Brazilian Times e eu procurei relacioná-las cuidadosamente para que as autoridades políticas tomem conhecimento e estudem alternativas para melhorar as condições de vida dos imigrantes", disse Paiva minutos antes de realizar seu check-in.    

 

Fonte: (Da Redação)

Top News