Publicado em 29/07/2008 as 12:00am
Imigrantes protestam contra prisão de trabalhadores indocumentados nos EUA
Lideradas por 43 mulheres com tornozeleiras eletrônicas, centenas de pessoas realizaram uma manifestação neste domingo na principal rua da cidade de Postville
Lideradas por 43 mulheres com tornozeleiras eletrônicas, centenas de pessoas realizaram uma manifestação neste domingo na principal rua da cidade de Postville, pequena cidade de
Liberadas da prisão para que pudessem visitar suas famílias, as 43 mulheres são parte dos 390 trabalhadores -principalmente guatemaltecos e mexicanos- presos pela Polícia Federal no dia 12 de maio na usina processadora de carne Kosher Agriprocessors, acusados de utilizar identidade falsa.
Foi a maior operação de prisão de imigrantes indocumentados da história dos Estados Unidos em um local de trabalho, e faz parte da ofensiva do governo contra a imigração indocumentada, a três meses das eleições presidenciais.
As detenções separaram famílias, devastaram o comércio local -especialmente as lojas voltadas para a população de origem latino-americana- e deixou a que antes da onda de prisões era a maior fábrica processadora de carne kosher do país operando a 50% de seu potencial. A carne kosher é um alimento tradicional dos judeus.
Fonte: (Brazilian Times)