Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2008 as 12:00am

Prefeito de Hartdord assina lei pró-imigrantes

Foi assinada na segunda-feira (18), uma portaria que impossibilita a prisão de qualquer imigrante pelo simples fato dele estar em situação irregular no país

Foi assinada na segunda-feira (18), uma portaria que impossibilita a prisão de qualquer imigrante pelo simples fato dele estar em situação irregular no país. O prefeito da cidade de Hartford-Connecticut, Eddie Perez, foi quem assinou a nova medida, regendo que a partir de agora, a polícia da cidade não irá fazer nenhuma detenção pela ausência de documentos por parte de algum estrangeiro, antes que seja feita uma investigação criminal acerca do acusado.

Em uma carta encaminhada ao conselho da cidade, Perez, também, manifestou preocupação com “as práticas internas da polícia para discernir cada caso, de sua atuação junto à lei”, o que não o influenciou para a decisão de assinar o caso. “Tenho convicção de que a nova lei não vai influenciar a identificação de possíveis criminosos. Nossa obrigação de cumprir a legislação federal não mudou”, disse Perez em comunicado à imprensa na segunda-feira.

Ainda, segundo ele, “a portaria exige que a Polícia Federal notifique as autoridades locais numa eventual prisão de indocumentados. Isso também inclui a procura por informações migratórias dos acusados. Tudo deve ser devidamente informado e aprovado pela jurisdição local”.

O deputado Luis Cotto, que foi o autor do projeto, disse ter ficado surpreso com a medida assinada por Perez. Segundo ele, a intenção era que a nova portaria simplesmente colocasse em lei o que já faz parte do procedimento policial. "Tudo foi pensado de forma a delimitar a área de atuação de cada instituição de segurança. Agora podemos dizer que esta irregularidade não é da nossa competência. Hartford tem muitas coisas com que se preocupar", disse o deputado.

Para àqueles indocumentados que testemunharam ou foram vítimas de algum crime, ele recomenda que não se abstenham em procurar a polícia. "Se você é um residente da cidade de Hartford, indocumentado ou não, você não deve ter receio de denunciar um crime. Esse detalhe não importará para nós. Mesmo que esteja irregular no país, você pode agir com cidadania sem a preocupação de ser deportado”, fala.

Sobre a polêmica declaração, ele justifica com sobriedade: "Essas pessoas (os imigrantes) já estão aqui. Nós não podemos fazer nada sobre isso”, termina. 

Fonte: (Da redação)

Top News