Publicado em 11/09/2008 as 12:00am

Indocumentados encontrados em caminhão frigorífico

Os investigadores disseram que os 30 imigrantes indocumentados estavam no caminhão por mais de meia hora, quando foram descobertos

 

Um homem centro-americano foi preso, após uma operação de contrabando humano ter sido descoberta por agentes da imigração. José Beltran Lozano, de El Salvador, usou um caminhão frigorífico para o transporte dos ilegais, mas foi preso quando passava pela cidade de Raymondville. Os investigadores disseram que os 30 imigrantes indocumentados estavam no caminhão por mais de meia hora, quando foram descobertos.

A repórter do Newschannel 5, Britt Moreno fez uma simulação das condições nas quais se encontravam os imigrantes quando tentavam viajar para o norte do estado. Ligada a um equipamento de monitoração de batidas cardíacas, ela foi checada durante todos os segundos em que esteve no caminhão. Em pouco tempo,  a temperatura já estava congelada. Nos 25 minutos em que fez a simulação, suas mãos ficaram roxas e doloridas e seu sangue circulava lentamente. Ela foi retirada do caminhão por prevenção, no sentido de não sofrer ferimentos mais sérios.  Isso serve para espantar os menos avisados, que tentam ainda atravessar a fronteira deixando-se levar por aproveitadores que se utilizam dessa forma de fazer contrabando humano. 

Fonte: (Da redação)