Publicado em 9/12/2008 as 12:00am

Feroz opositor aos imigrantes se aposenta

O congressista Tom Tancredo, que há anos adotava ideais antiimigrantes em sua atuação na política, anuncia aposentadoria e um possível alívio à comunidade estrangeira dos EUA

Por Marcelo Zicker


O deputado conservador do Colorado ,Tom Tancredo, anunciou nessa semana que está prestes a se aposentar. Há uma década atrás, ele prometeu que ele não iria desaparecer, nem se aposentar, envolvendo-se com inúmeros confrontos com seus colegas democratas e republicanos em suas políticas anti-imigratórias.


Neto de imigrantes italianos, Tancredo fundou o Immigration Reform Caucus e alcançou reconhecimento nacional com agressiva retórica e política anti-imigração e educação bilíngue.  Nascido católico, mas convertido para a Igreja Evangélica Presbiteriana. Tancredo foi chamado de racista por realizar campanha presidencial sugerindo que os imigrantes são traficantes e estupradores. Ele afirmou uma vez que Miami era como um país do Terceiro Mundo devido à sua crescente população que não falava inglês. Sugeriu que os EUA deveria destruir templos muçulmanos caso ocorre mais atentados terroristas.


Inflexível, mas ao mesmo tempo piedoso, Tancredo, 62, sabe que ele fez inúmeros inimigos em Washington. Nas campanhas de 1998 para o congresso, ele fez uma reiterada promessa: "Eu garanto-vos isto, se você enviar-me lá, eu não estou indo para apenas ocupar espaço. Você terá um representante, e ele vai ser ativo e até um pouco rude se necessário pra defender os interesses da nação " discursou.


A sua recusa de realizar políticas para o ‘povo’ , ao mesmo tempo que criou muitos opositores,  trouxe uma medida de respeito, mesmo daqueles que não concordassem com ele.


"Quando ele descobriu que ele não poderia trabalhar dentro do sistema para estabelecer o que era importante para o país, ele abandonou esse tipo de processo e foi direto para o atuar em favor do povo americano realizando boas ações em favor da comunidade americana ", disse Mike Coffman, republicano do Colorado que irá suceder Tancredo.


"Ele tem grandes princípios que eu acho que foram ofuscados pelo seu trabalho de oposição sobre o problema da imigração", disse Doug Rep. Lamborn, um colega republicano do Colorado.

Fonte: (Boston Herald)