Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/12/2008 as 12:00am

Censo recruta imigrantes para contar residentes

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos está buscando imigrantes para trabalhar nas pesquisas do Censo 2010 dos Estados Unidos como entrevistadores bilíngües temporários

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos está buscando imigrantes para trabalhar nas pesquisas do Censo 2010 dos Estados Unidos como entrevistadores bilíngües temporários. Os entrevistadores serão responsáveis pela contagem dos moradores estrangeiros. A brasileira Miriam Wiley, que faz parte da equipe de recrutamento esclarece que, para candidatar-se é necessário estar legal no País. “As pessoas devem apresentar a carteira do seguro social válido e ser maiores de 18 anos”, diz Miriam.

O candidato será submetido a um exame escrito para testar as habilidades de inglês e de organização e interpretação de idéias. Quem passar no teste, receberá um treina-mento de 3 dias e meio que serão pagos como parte do trabalho. O salário varia entre $18 e $20, por hora.

Nos Estados Unidos, o Censo trabalha em 59 idiomas e diminuiu o tamanho do questionário para superar o índice baixo de respostas calculado em 67% em 2000. O Censo 2010 consiste em perguntas como o nome de cada morador da casa, o gênero, raça, idade e data de nascimento.

O interesse na população imigrante abre oportunidades de emprego e reforça a necessidade de tirar essa comunidade das sombras. O último Censo apontou 12 milhões de imigrantes indocumentados no país, mas organizações pró-imigrantes acreditam que o número seja bem maior. Em Massachusetts, estado considerado como uma das maiores concentrações de imigrantes do país, a baixa no número de população reflete no encolhimento de verbas federais.

Segundo Rafael Dominguez, especialista do Censo, o governo federal distribui aos estados e condados $300 bilhões por ano com base nos resultados da contagem e “por isso todos devem ser considerados”.

Dominguez esclarece que a população imigrante consiste em cidadãos naturalizados, residentes permanentes, imigrantes com visto e indocumentados. “Aqueles que estão aqui com vistos temporários não sentem que devem ser contatos”, diz Dominguez. “ A lei requer que todas as pessoas [que morarem nos Estados Unidos até 1 de abril de 2010] sejam contadas.” A exceção é para aqueles que têm o green card e permanecem no país por seis meses ou menos.

Muitos imigrantes, no entanto, têm medo de responder ao Censo. “As pessoas têm medo de ser denunciadas à Imigração e não atendem os entrevistadores do Censo,” observa a mineira Érica Nunes. A especialista observa que os indocumentados são os mais resistentes para responder o Censo. “Nós precisamos passar a mensagem de que as informações do Censo são confidenciais por lei.”

Miriam assegura que nenhuma informação será compartilhada com o Departamento de Imigração dos Estados Unidos. “As pessoas podem receber a equipe do Censo com tranqüilidade”, enfatiza.

Para mais informações sobre como proceder para candidatar-se a uma vaga, ligue 1-866-861-2010.

Fonte: (Gazeta News)

Top News