Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/02/2009 as 12:00am

Para cada imigrante mantido preso, cidades lucram 90 dólares por dia

30 mil imigrantes são presos diariamente nos EUA. Apenas na região de New England, 1.365 novas detenções são realizadas por dia em casos de violação dos termos imigratórios

Por Marcelo Zicker

 

Na mais recente ala da  Bristol County Jail em North Dartmouth -  Massachusetts, cadeia  exclusiva para os imigrantes que esperam a  deportação, presos com uniformes amarelo-sol passam o tempo num  dormitório jogando cartas, lendo revistas, e conversando em espanhol, português, e hebraico. Ansiedade e tédio enchem a sala. "Tem sido 10 meses", diz um dos presos.  O Sheriff Thomas Hodgson, responsável pela cadeia,  é constantemente indagado com uma pergunta :  "Quanto tempo tenho de esperar para ser deportado?" A resposta não é clara. Mas Hodgson, e outros xerifes em todo o estado, estão satisfeitos em tê-los sob jurisdição: Para cada imigrante mantido em detenção, eles recebem uma média de 90 dólares por dia.

 

 

A imigração como negócio

 

As cadeias  estão abraçando cada vez mais a imigração como  ‘negócio’, capitalizando sobre o crescente número de estrangeiros detidos e sobre os milhões de dólares por ano federais pagos para encarcerár-los.  "Esse dinheiro é um grande impulso para nós", disse o Sheriff de Plymouth - MA Joseph D. McDonald Jr., cuja cadeia abriga 324 imigrantes,( eram apenas 44 uma década atrás) elevando em R $ 15,6 milhões a sua verba do ano passado. "Nós tentamos agir de forma a prender o máximo de imigrantes que pudermos’ declara.

 



Mas defensores dos imigrantes dizem que o governo deverá reduzir drasticamente o número de detidos que aguardam deportação. O maior problema é com os encargos para os contribuintes, que este ano, devem contribuir para um orçamento federal de  $ 1,7 bilhões, sendo  US $ 42,8 milhões destinados para a região de New England.

 

Em Massachusetts, a maioria dos reclusos estão detidos por violações de imigração, e não crimes, e são mantidos em separado aos detentos comuns.  "De 80 a 90 dólares por dia para manter preso alguém que é apenas extrapolou seu tempo de permanência no país ? Parece ser uma maneira muito inadequada para gastar o dinheiro federal." disse Sara Inácio, da Boston Political Asylum/Immigration Representation Project..

 

Processo demorado

 

Estatísticas federais mostram que 30.000 imigrantes são detidos por dia, quase quatro vezes mais que em 1995. Apenas em New England são aproximadamente 1365 detidos em um dia.
Bruce Chadbourne, oficial da US Immigration and Customs Enforcement, disse a ‘deportação tem data pra ocorrer, mas que muitas vezes não é um processo muito rápido’. Ele afirma  ainda que os imigrantes tem permanência média de 30 dias antes de serem deportados.

Fonte: (Boston Globe)

Top News