Publicado em 3/06/2009 as 12:00am

Mais um estado deverá fornecer habilitação para indocumentados

Wisconsin poderá ser mais um estado norte-americano a fornecer habilitação para imigrantes indocumentados. Os estados de Utah , Washington, Illinois e New Mexico já oferecem o benefício

   

O estado de Wisconsin pode, em breve,  se tornar o mais novo estado norte-americano a conceder carteiras de motoristas para imigrantes que estejam em situação irregular no país. Até o momento, somente os estados de Utah , Washington, Illinois e New Mexico fornecem habilitação para ilegais.

 

O plano foi incluído no novo orçamento do estado, na sexta – feira, dia 29. Para aprovação, será necessário o aval da câmara dos deputados e do governador Jim Doyle, que provalvemente será definido na próxima semana.

 

Assim como Utah, o lei de Wisconsin propõe uma driver\'s card, que dará permissão para dirigir, mas não concederá todos os benefícios de uma driver\'s license convencional. Em Utah, há aproximadamente 40.000 estrangeiros que se beneficaram da drive\'s card, em lei sancionada em 2005, com o objetivo de combater as fraudes.

 

 A proposta em Wisconsin tem o objetivo principal de garantir a segurança no trânsito. “ Faz muito sentido. A prioridade é realmente a segurança pública. Com a lei , é possível garantir que os motoristas sejam testados , licenciados e segurados.” afirmou Christine Neumann-Ortiz ,  diretora-executiva da Voces De La Frontera, uma organização pró-imigrante.

 

O estado estima em mais de 60.000, o número de inscrições para a driver\'s card. “ A maioria vai ser de imigrantes que buscam se manter o mais próximo possível da legalidade no país” afirmou Neumann-Ortiz

Fonte: ( http://www.greenbaypressgazette.com)