Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/06/2009 as 12:00am

Obama declara em reunião : precisamos legalizar os imigrantes!

O presidente Barack Obama afirmou, em reunião realizada nesta quinta-feira com parlamentares, que é preciso encontrar um caminho para reconhecer e legalizar os imigrantes ilegais nos Estados Unidos

 

O presidente Barack Obama afirmou, em reunião realizada nesta quinta-feira com parlamentares,  que é preciso encontrar um caminho para reconhecer e legalizar os imigrantes ilegais nos Estados Unidos, para finalmente impulsionar o debate sobre uma reforma no setor.

 

Janet Napolitano na liderança

 

O presidente Obama também anunciou que sua secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, liderará um grupo de trabalho com os líderes do Congresso para começar a analisar propostas de um plano que garanta a segurança na fronteira e "reconheça e legalize o status dos imigrantes ilegais que já se encontram no país".

 

Ao final da reunião dessa quinta – feira na Casa Branca contou com aproximadamente 30 congressistas, entre republicanos e democratas e membros de seu gabinete. "O consenso é que,  apesar da incapacidade para aprovar a reforma migratória nos últimos anos, os americanos seguem querendo sua aprovação", destacou Obama.

 

Reforma já foi barrada anteriormente

 

As propostas para uma  reforma migratória foram apresentadas e fracassaram em 2006 e 2007 no Congresso. Os Estados Unidos têm cerca de 12 milhões de imigrantes, sendo boa parte indocumentados. A comunidade brasileira é uma das mais populosas e atuantes no país. O presidente defende uma reforma que permita legalizar, sob certas condições, os imigrantes ilegais.

 

Comunidade aguarda apreensiva por mudanças

 

Para alguns ativistas da comunidade brasileira, é um momento decisivo para todos os imigrantes da nação.  “Há uma esperança que a liberdade continue, e que  seja legitimada com o objetivo de todos, que é possuir documentação.  O brasileiro vai poder finalmente pagar os seus impostos e andar de cabeça erguida” opina o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, João de Arruda. “ A sociedade americana vai ter a oportunidade de contratar mais brasileiros sem que enfrente problemas com a lei” pontua outro aspecto.

 

Já o ativista comunitário e político, Carlos Da Silva, elogia o fato de Obama ter dado voz para os imigrantes ao longo do país. “Temos que elogiar o presidente por reunir várias lideranças comunitárias, politicas, religiosas, sindicais e empresariais para falar à nação sobre este assunto, que é bem polêmico entre a sociedade americana. Gostei de ver que Obama está reunindoagências para trabalharam juntas na melhora de  atendimento aos imigrantes”.

Fonte: (Da redação)

Top News