Publicado em 14/12/2009 as 12:00am

Projeto de Reforma Imigratória é apresentado no congresso

De autoria do deputado democrata Luis Gutierrez, o projeto "Comprehensive Immigration Reform for America's Security and Prosperity Act of 2009 (CIR ASAP)" será apresentado nessa terça ?feira (15) e poderá ser votado até o início do ano que vem

 

Em anúncio na sua página oficial na internet na última sexta – feira (11) , o deputado Luis Gutierrez (D-IL)  afirmou que apresentará um projeto de Reforma Imigratória no próximo dia 15, terça – feira, intitulado “Comprehensive Immigration Reform for America's Security and Prosperity Act of 2009 (CIR ASAP)”.  Um dos mais atuantes  políticos na defesa de uma reforma ampla e compreensiva nas leis de imigração, Gutierrez afirmou no release publicado em seu site, que ‘ todos tem esperado pacientemente por uma solução viável para a crise no setor de Imigração, mas que o tempo de espera acabou. A proposta vai ser apresentada antes do recesso do congresso norte-americano, o que não vai configurar como uma desculpa para não haver o trâmite da nova lei. A proposta foi um produto de meses de colaboração com ativistas comunitários, organizações de trabalho e membros do congresso. É uma resposta aos muitos anos de dor – com mães separadas de seus filhos, trabalhadores explorados e uma fraca proteção da nossa fronteira. Tudo causado por um sistema imigratório obsoleto. Esse projeto diz ‘ chega!’ a tudo isso’

Veja abaixo a opinião de Gutierrez sobre alguns temas que embasam a sua proposta de Reforma Imigratória :

Caminho para a legalização de trabalhadores em situação irregular:

“A reforma da imigração não irá funcionar a menos que tenha uma abordagem prática para lidar com os 12 milhões de imigrantes indocumentados que vivem, trabalham e constroem famílias nos Estados Unidos. Precisamos de uma lei que diz que, se você veio aqui para prejudicar a nossa comunidade, nós não o apoiamos. Mas se você está aqui para trabalhar duro, se você está aqui para dar uma vida melhor para sua família, você terá a oportunidade de conquistar sua cidadania .
Nossos imigrantes são trabalhadores, e eles estão à altura do desafio. Dê-lhes a oportunidade de ganhar sua cidadania, mas eles devem manter-se em dias com os tributos e enfrentar a verificação de antecedentes, além de aprender Inglês. Não é um processo fácil, mas é um processo justo “.

Profissionalizar e reforçar a fiscalização na fronteira:

“Precisamos melhorar a fiscalização na fronteira e torná-la mais eficaz. Isso significa aplicar as estratégias de execução do século 21 que tanto fazem a segurança física e econômica de nossa nação mais forte e permanecer fiel aos valores da nossa nação. Temos de exigir que o governo federal faça uma parceria real para que isso aconteça.

Proteger os trabalhadores:

“A reforma da imigração não funcionará sem um forte compromisso com a força de trabalho da América. Sem ele, muitos empregadores continuarão a corromper o sistema. Temos de ampliar os direitos trabalhistas dos trabalhadores e punir empregadores desonestos, que continuam a explorar os imigrantes, a fim de minar seus concorrentes honestos”

Programa E-Verify:

“Precisamos aperfeiçoar o sistema de verificação de trabalhadores, não apenas para proteger os americanos, mas também para impedir que os empregadores que exploram pessoas continuem agindo dessa maneira”

Unidade familiar como uma pedra angular do nosso sistema de imigração:

“A família é o alicerce da nossa sociedade, e esta reforma de imigração precisa promover a união das famílias e tratar todas as famílias de imigrantes de forma justa e igual. Neste momento, nosso sistema de imigração está falho e mantém muitas famílias americanas separadas por anos e mesmo décadas. Precisamos de um sistema baseado em valores familiares. Um sistema que mantenha fortes laços familiares e, mais importante, mantenha unidos os maridos e esposas, pais e filhos”.

Fluxos futuros de trabalhadores:

“Nosso país atrai os melhores e mais brilhantes trabalhadores de todo o mundo. Essa é uma fonte de força. Mas o nosso trabalho atual com as leis de imigração estão frequentemente em desacordo com as necessidades do nosso mercado de trabalho e nossa economia. Muitos de nossos programas de trabalhadores convidados são falhos e põem em risco os direitos dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, as cotas de nosso visto são determinadas pela política e não pelo trabalho e pela necessidade econômica. Meu plano vai criar um sistema baseado no emprego, oferecendo o que é justo para trabalhadores e empregadores. Irá garantir os direitos trabalhistas completos para todos os trabalhadores, e vai criar uma comissão para alinhar os números de vistos de trabalho com as demandas reais de mercado e necessidades econômicas. “

Empregos no agronegócio

“A agricultura desempenha um papel fundamental na economia da nossa nação e na garantia de abastecimento de alimentos da nação. Reforma abrangente da imigração deve prever um acordo entre trabalho e agronegócios que permita que os trabalhadores rurais tenham acesso à proteções legais e status de imigração, enquanto que permitam aos empregadores garantir um trabalho legal e estabilizar seus negócios “

DREAM Act:

“Nós todos queremos um país melhor educado, motivado e melhor preparado para o futuro. Meu plano vai reforçar o DREAM Act. Os jovens não devem ser punidos com multas ou qualquer outro meio, em vez disso, eles devem ser plenamente integrados na nossa sociedade”

Promover a integração dos imigrantes:

“Por anos, os governos estaduais e locais tomaram a iniciativa de ajudar os novos imigrantes a se tornarem novos americanos. Pretendo visar recursos federais para promover e apoiar a integração de imigrantes. Trata-se de permanecer fiel à história de nossa nação, que é o sucesso em acolher os recém-chegados, ajudando-os a fazer parte do tecido da América”.

“Se quisermos realmente corrigir qualquer destas questões críticas, temos de tratar de todas elas.”

Fonte: (Da redação)