Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/02/2011 as 12:00am

Governo de RI confirma cancelamento de medidas anti-imigrantes

Procurada pela nossa equipe de reportagem, a assessoria do governo de Rhode Island confirmou que o E-Verify e a lei 287(g), foram oficialmente cancelados no estado.

 

Na terça-feira(08), um grupo de legisladores democratas e republicanos se reuniu na Câmara Legislativa de Rhode Island, para discutir o impacto das recentes iniciativas do governador Lincoln Chafee, que anunciou o cancelamento de duas medidas anti-imigrantes implementadas como ordens executivas pelo seu antecessor,  Donald Carcieri. Procurada pela nossa equipe de reportagem, a assessoria do governo do estado confirmou que a implementação do E-Verify e da lei 287(g), foram oficialmente canceladas no estado.

 

O E-Verify é um programa de banco de dados utilizado por empregadores para checar o status migratório de aplicantes a algum emprego. Amplamente difundido em apenas 4 estados do país, Arizona, Missouri, South Carolina e Utah, o programa encontra resistência entre ativistas pró-imigrantes e politicos, que afirmam que o programa poderia gerar pânico e discriminação.  Já o 287(g) se configura como um lei similar à SB1070, autorizando a polícia local a identificar e encaminhar para o ICE, aqueles que estão indocumentados no país. Ainda segundo a assessoria do gabinete de Chafee, uma lei que limita a aplicação do Secure Communities está sendo analisada pelos legisladores e deve ir à votação nas próximas semanas.

 

A aplicação do Secure Communities foi anunciada no mês passado pelo Procurador- Geral do Estado, Peter F. Kilmartin, que assinou um acordo com a intenção de pressionar a implementação da lei, justificando que ‘é preciso atuar na identificação e deportação de imigrantes criminosos no estado’.  A medida encontra apoio em alguns legisladores, que argumentam que a alta taxa de desemprego não permite  o atual contingente de indocumentados. “Eu queria poder abrir as portas para todo mundo e dizer  ‘venha, fique à vontade’. Mas não podemos pagar mais por isso, a falta de empregos e a crise econômica não nos permite mais deixar a situação como está.  Não estou dizendo que não simpatizo com os indocumentados, com suas necessidades, porque eu realmente me sinto sensível a eles em várias questões. Mas nesse caso, alguma atitude deve ser tomada” afirmou em comunicado,  o deputado democrata Peter Palumbo, co-autor de uma lei similar à lei do Arizona. “ Eu sei que aqui existem boas pessoas , que estão apenas querendo uma vida melhor para elas e suas famílias. Mas tudo é feito de acordo com a constituição e estamos apenas pedindo para que essas leis sejam aplicadas de forma mais rigorosa” completou o deputado.  

 

Segundo um porta-voz do ICE,  Ross Feinstein, caso assine o Secure Communities, Rhode Island será a terceira jurisdição de New England a adotar o projeto, sendo as outras duas, Fairfield County- em Connecticut e Suffolk County, em Massachusetts. “ O ICE está trabalhando para implantar o programa no máximo de jurisdições possíveis ao longo do país” afirmou ele a um jornal local.

Fonte: (Da redação)

Top News