Publicado em 25/07/2011 as 12:00am

Washington cancela 'Driver´s License' de jornalista

O cancelamento do documento foi divulgado na quinta-feira (21), pela porta-voz do Departamento de Licenciamento, Christine Anthony

O estado de Washington cancelou a carteira de motorista do jornalista José Antônio Vargas (ganhador do maior prêmio de jornalismo nos Estados Unidos, o Pulitzer), que em junho divulgou que é indocumentado. O cancelamento do documento foi divulgado na quinta-feira (21), pela porta-voz do Departamento de Licenciamento, Christine Anthony.

Vargas contou que conseguiu a carteira de motorista em Washington depois que havia expirado a que ele tinha conseguido no estado de Oregon. Durante o pronunciamento para explicar o cancelamento, Christine disse que “foi realizado uma investigação na qual ficou concluído que o jornalista não estava morando no endereço que havia fornecido na aplicação para conseguir o documento”.

Ela disse que o departamento enviou uma carta no endereço que consta na ficha de Vargas solicitando um comprovante de residência, mas a carta foi devolvida. “Foi então que o Estado resolveu cancelar a permissão para o jornalista dirigir”, acrescentou.

Washington e Novo México são os dois estados que não exigem o número do Social Security para liberar a carteira de motorista. Isso significa que um imigrante indocumentado pode conseguir o documento, desde que esteja residindo no estado em que está fazendo a aplicação.

Em Washington, somente no primeiro trimestre, foram registrados 5.346 aplicações de pessoas que não apresentaram o Social Security. em 2010 este número foi de 23 mil. Outras informações mostram que o departamento cancelou, em 2011, 372 licenças devido a existência de fraudes.

Fonte: (Luciano Sodré)