Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/07/2011 as 12:00am

Em discurso, Obama promete lutar por reforma da imigração

A comunidade hispânica foi muito atingida pela recessão, e a taxa de desemprego nesse grupo permanece bem acima da média nacional.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira(25), a eleitores hispânicos que continuará lutando por um sistema de imigração mais justo, e culpou os republicanos pelo impasse que impediu a aprovação da reforma que ele prometera.

Falando ao Conselho Nacional de 'La Raza', maior entidade de proteção aos hispânicos nos EUA, o presidente democrata disse que ele e o seu partido estão comprometidos em ajudar os que desejam se tornar norte-americanos e seus filhos.

'Vou manter esta luta', disse Obama, que foi aplaudido ao declarar que compreende 'a verdadeira dor e tristeza' causadas pelas deportações e pela exploração de trabalhadores ilegais.

'Temos um sistema que separa famílias, e pune jovens inocentes pelas ações dos seus pais, ao lhes negar a chance de obter educação ou contribuir com a nossa economia ou servir às nossas Forças Armadas', disse Obama.

A reforma da imigração será um dos principais temas da campanha eleitoral de 2012 para os hispânicos, que compõem a maior minoria dos EUA, e também a que mais cresce. Em 2008, cerca de dois terços dos hispânicos que foram às urnas votaram em Obama.

Na época, Obama prometeu que aprovaria a reforma imigratória em seu primeiro ano de mandato, mas ele acabou priorizando a reforma da saúde, o pacote de estímulo econômico e outras questões.

No ano passado, Obama voltou a frustrar os hispânicos ao não conseguir aprovar a chamada Lei do Sonho, que poderia levar à concessão de cidadania norte-americana para milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA desde crianças.

Muitos eleitores hispânicos são conservadores na questão fiscal, o que significa que estariam receptivos às críticas dos republicanos contra a política econômica de Obama e contra o déficit e a dívida do governo.

A comunidade hispânica foi muito atingida pela recessão, e a taxa de desemprego nesse grupo permanece bem acima da média nacional.

Obama salientou sua intenção de contratar operários para recuperar estradas e aeroportos antigos, como forma de promover o crescimento econômico. Ele sugeriu que a reforma da imigração, com regras mais favoráveis para estudantes e empresários, poderia também estimular o crescimento.

'Um em cada seis proprietários de pequenas empresas é imigrante. Eles são criadores de empregos que vieram aqui buscar oportunidades e agora buscam partilhar as oportunidades', disse

Fonte: (Reuters)

Top News