Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/09/2011 as 12:00am

Proposta anti-imigrante de governadora latina é bloqueada

A governadora hispânica do Novo México, Susana Martinez, apresentou proposta para cancelar as habilitações de indocumentados de seu estado no começo do ano

A governadora republicana do New Mexico, Susana Martinez, foi de encontro ao clima de esperança dos imigrantes em janeiro desse ano, quando anunciou duras medidas anti-imigrantes no estado, incluindo a revisão e cancelamento da carteira de motorista de indocumentos. Nessa quarta-feira(31), a justiça estadual bloqueou a medida da governadora, justificando-a como ‘inconstitucional’.

A juíza estadual Sarah Singleto, expediu uma ordem de bloqueou do programa, afirmando que ele ‘fere princípios básicos da constituição’.

Eleita governadora do estado do Novo México, em clima de esperança para os imigrantes, a hispânica Susana Martinez, declarou guerra aos indocumentados de seu estado, logo no começo do ano, quando surgiu com a proposta.

Entre as medidas apresentadas pela sua assessoria, está o cancelamento das carteiras de habilitação aos indocumentados. Uma das explicações dada por ela para justificar a atitude “anti-imigrante” é a preocupação com a chegada de muitos imigrantes que saíram do Arizona temendo a medida SB1070. Susana acredita que a segurança do Novo México foi comprometida.

A governadora determinou que os policiais atuem com maior rigor na abordagens de imigrantes e exigiu um relatório completo sobre a situação dos indocumentados em seu estado. Outra notícia que abalou a comunidade é a determinação de  que seja feito um levantamento para saber quem são e onde moram os motoristas que tiraram carteiras no Novo México.

As medidas adotadas por ela são consideradas extremamente radicais e até mesmo a liberação do banco de dados da Motor Vehicles para o Immigration and Customs Enforcement – ICE foi determinado pela Governadora. Isso significa que o departamento de imigração terá acesso a todas as informações da agência que concede a carteira de motorista, inclusive os nomes de quem conseguiu o documento. Estima-se que centenas de imigrantes de Massachusetts, Connecticut e New Jersey, tenham obtido a “driver´s license” no Novo  México.

Foto – arquivo

A governadora latina se tornou alvo de críticas logo no primeiro mês de mandato, ao  decretar  “guerra aos imigrantes, inclusive aos latinos indocumentados”

Fonte: (da redação)

Top News