Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2011 as 12:00am

Candidato pró-imigrante é favorito à vaga republicana

A postura mais liberal em assuntos como a Imigração, é citada como um dos fatores que levaram Newt Gingrich a assumir o favoritismo

  

Newt Gingrich consolidou sua condição de favorito nas pesquisas para as eleições primárias republicanas nos Estados Unidos ao receber neste domingo o apoio do jornal mais importante de New Hampshire (nordeste) e os elogios do ex-presidente Bill Clinton.

Um editorial publicado no domingo(27) na primeira página do jornal New Hampshire Union Leader, o de maior circulação nesse estado, elogiou sua "política inovadora, com visão de futuro, e suas qualidades como líder".

Até há pouco tempo, nesse estado estratégico para as primárias por ser o primeiro a votar no próximo 10 de janeiro, Gingrich perdia nas pesquisas para seu rival Mitt Romney. "Não apoiamos candidatos surgidos das pesquisas de popularidade ou lançados por grandes patrocinadores. Buscamos conservadores com valentia e convicção, de mentalidade independente, baseada em crenças firmes sobre esta nação e seu povo, e mais bem equipados para o trabalho", escreveu o jornal.

"Acredito que o apoio do Union Leader o torna uma séria ameaça para Mitt Romney", afirmou por sua vez Alexandra Stoddard, jornalista especializada em política do jornal The Hill.

Gingrich, um intelectual republicano ao qual se atribui ter colocado fim em 1994 a 40 anos de hegemonia do Partido Democrata no Congresso, mostrou-se mais forte nos debates que seus rivais, menos experientes.

Se for escolhido candidato republicano, uma postura mais liberal em matéria de imigração - como a que mostrou no último debate - lhe ajudaria a competir com o presidente Barack Obama em novembro de 2012 pelo grande bloco de eleitores latinos, que tradicionalmente votam nos democratas.

Foi justamente sua posição sobre a imigração que fez ele ganhar o elogio inesperado do ex-presidente democrata Bill Clinton, que ocupou a Casa Branca quando Gingrich era presidente da Câmara dos Representantes.

O ex-presidente democrata elogiou neste domingo as ideias do pré-candidato republicano e seu desempenho no último debate com seus rivais, durante uma entrevista à organização conservadora de imprensa Newsmax. "Acredito que ele está indo bem porque está pensando, e as pessoas desejam ideias que tenham algum sentido", disse Clinton.

Há uma semana, esse representante da nova direita americana está na liderança das pesquisas de intenção de voto entre os pré-candidatos republicanos, com 2,5 pontos percentuais acima que Romney em quase todos os estados.

Fonte: (AFP/ABTN)

Top News