Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/01/2012 as 12:00am

Missouri declara guerra a indocumentados

14 pessoas foram indiciadas por um esquema fraudulento que permitiu que 3.500 imigrantes indocumentados obtivessem carteira de motorista no estado de forma irregular

Na quarta-feira (11), uma nota emitida por autoridades federais denunciou que milhares de imigrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos usaram documentação fraudulenta para obter carteira de motorista em Missouri.

Um juiz da Comarca de Kansas City indiciou 14 pessoas que participaram de uma quadrilha que permitiu que 3.500 imigrantes indocumentados obtivessem carteira de motorista, além de outros documentos concedidos pelo estado.

Segundo provas apresentadas pela promotoria, os réus fizeram mais de US$5,2 milhões em taxas cobradas pelos serviços prestados aos imigrantes, desde novembro de 2009, data em que começou o esquema.

Segundo a Procuradora Beth Philips, quem lucrou com este esquema será responsabilizado e pagará pelos crime. “Nós vamos rastrear e deportar quem obteve carteira de motorista com documentos falsos”, ameaçou ressaltando que as autoridades planejam considerar acusações criminais contra cada um, caso a caso.

Apesar de semelhante, as autoridades não encontraram elo entre esta quadrilha e a que foi desmantelada me todo o país, no início da semana. Em Massachusetts centenas de imigrantes foram beneficiados pelo esquema fraudulento. Segundo as autoridades, neste estado também haverá uma fiscalização rigorosa para descobrir quem se beneficiou. “Todos serão encontrados e deportados”, ressalta Beth.

Segunda ela, os imigrantes que compravam o pacote eram instruídos para saber responder as perguntas dos funcionários do departamento que concede as licenças. Alguns dos membros da quadrilha até acompanhavam o cliente se passando por intérpretes.

Os membros da quadrilha responderão por conspiração contra o país, transportar imigrantes indocumentados, produzir documentos falsos e roubo de identidade.

 Missouri pode aprovar lei semelhante à do Alabama 

Em meio aos eventos envolvendo a fraude das carteiras de motorista, foi revelado também que um grupo de congressistas do estado estudam um projeto de lei com similaridades com a lei do Alabama, em especial no tratamento aos menores indocumentados do estado.

O principal tópico do projeto é o de obrigar os estudantes estrangeiros a apresentarem comprovação de status migratório nas escolas do estado. A medida foi apresentada pelo senador republicano Will Kraus, que afirma que  a iniciativa tem como objetivo ‘não apenas combater a imigração ilegal, mas também angariar dados sobre os indocumentados em Missouri”.

Fonte: (Texto por Luciano Sodré)

Top News