Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/05/2012 as 12:00am

Candidatos a prefeito de NY são contra Secure Communities

Os pretensos candidatos, pelo lado Democrata, à prefeitura de New York, podem ter suas diferenças, mas eles concordam em um ponto. Estão todos contra a aplicação do "Secure Communities" no estado. Para eles, o programa é anti-imigrante e promoverá o medo

da redação

Os pretensos candidatos, pelo lado Democrata, à prefeitura de New York, podem ter suas diferenças, mas eles concordam em um ponto. Estão todos contra a aplicação do "Secure Communities" no estado. Para eles, o programa é anti-imigrante e promoverá o medo e insegurança entre as pessoas.

No dia 15 os agentes federais ativaram o programa no estado, causando um grande alvoroço entre as pessoas. O "Secure Communities" exige que as impressões digitais de qualquer pessoa detida pela polícia local ou estadual sejam coletadas e enviadas para o FBI e posteriormente para o ICE, para verificação criminal e situação com seu "status" no país.

Caso algum dos detidos, mesmo por uma pequena infração no trânsito, tenha problemas com a Imigração, o ICE poderá solicitar a custódia para iniciar o processo de deportação.

No domingo (13), William C. Thompson, um dos pré-candidatos, enviou uma carta ao presidente Barack Obama exortando-o para reverter a posição em relação a ativação do programa. "Estudos mostram que este o Secure Communities faz pouco para proteger nossos bairros", escreveu na carta.

Para ele, o programa apenas empurra os imigrantes para um trabalha, às sombras da sociedade, e acaba comprometendo e não oferecendo segurança.

Em junho do ano passado, o governador Andrew Cuomo, disse que New York estava suspendendo a sua participação no programa, mas independente disso, os agentes federais ativaram o "Secure Communities" no dia 15. "Tenho certeza de que isso surtirá em efeitos negativos para nosso estado", ressaltou ele em uma nota divulgada pelo seu gabinete, nesta semana. "Continuamos contra este tipo de trabalho", conclui.

Outro pré-candidato a prefeito, o defensor público Bill de Blasio, enviou uma carta ao Procurador-Geral do estado, Eric Holder Jr., solicitando que interrompa a ativação do programa. "Nós precisamos que os imigrantes não tenham medo de procurar a polícia para denunciar crimes e este o Secure Communities afugentará estas testemunhas. O programa intimidará os imigrantes, pois eles terão medo de serem deportado, caso procurem algum policial", ressalta.

Outra pretenso candidato é Christine Quinn, a qual realizou uma coletiva de imprensa, na prefeitura, ao lado de membros do Conselho, ativistas de imigração e representantes religiosos. Ela fez um apelo à Administração de Obama para que pare com este programa na cidade de New York.

Um quarto pré-candidato, Scott Stringer, disse em um comunicado no domingo (13), que recomenda ao presidente Obama e funcionários do Departamento de Segurança Interna ouvirem os apelos da comunidade e lideranças locais, no sentido de entender que a ativação do programa apenas prejudicará a cidade.

O prefeito Michael Bloomberg não se pronunciou sobre o programa, desde que a sua ativação foi anunciada, na semana passada.  

Fonte: Brazilian Times

Top News