Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/11/2013 as 12:00am

Clínica de Cidadania no domingo, dia 24 de novembro

Clínica de Cidadania no domingo, dia 24 de novembro

da redação

 

No domingo, dia 24 de novembro, um grupo de voluntários estarão auxiliando immigrantes no preenchimento do formulário de petição para a naturalização americana. O workshop será realizado pelo Brazilian-American Center (BRACE), em parceria com o Projeto Nós Votamos.

Immigrantes em Massachusetts se naturalizam em índices superiores à maioria dos estados norte-americanos, mas ainda existe espaço para melhoria.  De acordo com numeros do Departamento de Segurança Interna (DHS), atualmente há 330 mil residentes permanentes no estado, dos quais 200 mil estão elegíveis para tornarem-se cidadãos.

“Os benefícios da cidadania são muitos,” esclarece Liliane Costa, membro da diretoria do BRACE. “Para as famílias, isso permite facilidade na hora das viagens, filhos podem qualificar-se para a cidadania através dos pais, fora maiores oportunidades de emprego.”

O benefício mais importante, ressalta Antonio Massa Viana, coordenador do Nos Votamos, é a participação cívica plena. “O direito de voto é um direito transformador. Somente quando o número de votantes imigrantes atinge massa crítica, é quando os legisladores começam a valorizar causas importantes para a comunidade,” explica Massa Viana, enumerando o atual debate no Congresso sobre a reforma imigratória, e outros assuntos locais, como melhor acesso à saúde, e escolas de qualidade em áreas com grandes populações de imigrantes.

No evento, intérpretes e especialistas de imigração estarão orientando os candidatos a preencherem o formulário de dez páginas.

Parar participar, aplicantes que qualifiquem para a cidadania devem registrar-se através do (508) 534-8683, ou enviando um e-mail para nosvotamos@verizon.net. Aplicantes serão atendidos das 11 às 12:30 da tarde. O workshop será realizado na sede do BRACE, em 560 Waverly St, Framingham, MA (ao lado da igreja São Tarcisius).

Os requerimentos básicos para a cidadania são:

• Ter pelo menos 18 anos de idade;

• Ser um residente permanente por ao menos cinco anos (três anos se casado com cidadão americano)

• Poder escrever, ler e falar inglês básico, e ter conhecimento geral sobre a história e governo americanos

• Ser uma pessoa de bom caráter moral.

O Projeto Nós Votamos pede a aplicantes que contribuam com uma taxa de $15 dólares, que é utilizada para cobrir custos relacionados com a clínica. Aplicantes devem trazer seu passaporte, cartão de residência permanente e seguro social, certidão de casamento e divórcio, prova de registro com o servico militar americano (se homem entre 18 e 35 anos), endereços e histórico de emprego dos últimos cinco anos, além de um registro de viagens realizadas para o exterior depois que se tornou residente permanente.

Para Massa Viana, coordenador do Projeto Nós Votamos, a clínica é uma das melhores maneiras de aumentar a participação cívico- política da comunidade brasileiro-americana em Massachusetts. Uma vez que os aplicantes recebem a cidadania, o Nós Votamos encoraja cidadãos a registrarem-se para votar, educando-os sobre o processo político.

Para maiores informações, sobre o Projeto Nós Votamos interessados devem ligar para o (508) 534-VOTE ou  enviar um e-mail para o nosvotamos@verizon.net.

A BRACE e o Nós Votamos também encorajam pessoas a voluntariarem para auxiliar na clínica. Pessoas interessadas em voluntariar devem enviar um e-mail para o nosvotamos@verizon.net.

 

QUEM: Os parceiros para este evento são:

• Brazilian American Center (BRACE)

• Projeto Nós Votamos

 

O QUÊ: Clínica de Cidadania

 

Aplicantes devem trazer:

• Green card

• Passporte

• Lista de endereços e empregos dos últimos cinco anos

• Duas fotos tamanho passaporte

• Certificados de matrimônio e divórcio

• Cartão de Seguro Social

• Money order no valor de $680.00 (opcional)

 

Alguns residentes de baixa renda podem qualificar para isenção da tarifa de cidadania. Por favor, informe-se no momento do registro. Para registrar, ligue para o (508) 444-2254 ou através do e-mail welcomingframingham@gmail.com.

 

Para registrar-se online, ligue para o (508) 534-8683 ou envie um e-mail para nosvotamos@verizon.net.

 

ONDE: BRACE, 560 Waverly St - Framingham, MA (ao lado da igreja São Tarcisius)

 

QUANDO: 11 a.m. – 12:30 p.m., Domingo, 24 de Novembro de 2013

Fonte: Brazilian Times

Top News