Publicado em 25/07/2014 as 12:00am

Eua Anunciam Prisão De 192 Traficantes De Pessoas

Também foram detidas tentando atravessar a fronteira, mais de 500 imigrantes de várias nacionalidades

Como parte da campanha agressiva promovida pelo governo dos Estados Unidos para combater a crescente onda de imigração ilegal ao sul do Texas, o Secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, anunciou nesta quarta-feira (23) a prisão de 191 pessoas envolvidas com o tráfico humano.

Esta operação teve início no dia 23 de junho, quando o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) contratou mais funcionários. O objetivo era atacar e desmantelar as operações de contrabando de seres humanos através da fronteira. Um mês depois, as autoridades anunciam os resultados obtidos.

Segundo o secretário Jeh Johnson, 192 traficantes e outros evolvidos foram presos, mais de 500 imigrantes indocumentados foram levados sob custódia e mais de US$625 mil foram apreendidos. Este dinheiro estava distribuído em 288 contas bancárias que eram utilizadas para o tráfico de pessoas e de drogas.

Jeh alertou que “as fronteiras dos EUA não estão abertas e que as pessoas que tentarem atravessá-la, vão ser detidas e enviadas de volta aos seus países de origem”. Ele acrescentou que quem usa a imigração para ganhar dinheiro, será preso e processado. “Estamos focado em acabar com este comércio ilegal de pessoas, que gera milhões de dólares para quem comanda os esquemas”, continua.

Segundo o Procurador-Adjunto, James Cole, o Departamento de Justiça continuará a priorizar os casos envolvendo o contrabando ou transporte de pessoas sem documentos através da fronteira, incluindo menores de idade.

Fonte: Redação Brazilian Time