Publicado em 31/10/2014 as 12:00am

Janet Napolitano apoia ordem executiva

A ex-secretária do Homeland Security, Janet Napolitano disse que apoia o plano do presidente Barack Obama de usar o poder executivo em relação à reforma da imigração.

A ex-secretária do Homeland Security, Janet Napolitano disse que apoia o plano do presidente Barack Obama de usar o poder executivo em relação à reforma da imigração.

“Se o Congresso de recusa a agir e fazer o seu trabalho, daí eu penso que é apropriado o executivo dar esse passo, baseado na lei para assim poder agir na arena da imigração”, disse Napolitano em uma entrevista ao The Washington Post, publicada no dia 27.

A entrevista foi dada antes de uma palestra no dia 27 na escola de direito da Universidade da Geórgia. Seu discurso, chamado de “Anatomy of a Legal Decision”, falaria do debate interno antes de anunciar o Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) em 2012, que parou a deportação de jovens indocumentados e os deu permissão de trabalho.

“Eu concordei que tínhamos que fazer algo para esse grupo de jovens”, disse ela, que hoje é presidente da Universidade da Califórnia. “Eles foram trazidos para cá como crianças e não por vontade própria. Eles são as maiores vítimas da falta de uma reforma de imigração”.

Depois que a reforma imigratória morreu este ano em Washington, o presidente Obama prometeu usar sua ação executiva para amenizar deportações e unilateralmente fazer mudanças no sistema de imigração do país.

Mas o presidente voltou atrás em relação ao prazo e disse que só tomará esta decisão depois das eleições de novembro, já que democratas se mostraram preocupados em perder o controle do Senado no caso de um anúncio desse porte.

O sucessor de Napolitano, Jeh Johnson, está liderando a análise da administração em relação à imigração e preparando as recomendações a Obama sobre quais ações executivas ele pode 

Fonte: Da Redação

Top News