Publicado em 21/11/2014 as 12:00am

Orações Respondidas Para Milhares De Imigrantes

Advogada Michele Da Silva e Norka Schell falam sobre a Ordem Executiva

O presidente Obama revelou as 20:00 na quinta-feira uma grande ação executiva sobre a política de imigração, oferecendo estatuto legal temporário para milhões de imigrantes ilegais, e adiamento indefinido da deportação.

O que é uma ordem executiva?

Começa na Casa Branca, onde o Presidente pode criar uma diretiva que tem toda a força de lei, sem a permanência de uma lei. A ordem executiva não tem que passar pelo Legislativo, desde que seja legal e permaneça dentro dos limites da Constituição Americana.

O Congresso pode fazer algo para impedi a ordem? Nem a Casa dos Deputados ou o Senado podem votar diretamente contra uma ordem executiva. No entanto, eles podem aprovar outras Legislações para mudar a ordem executiva. O único problema é que o presidente pode vetar as Legislações. O Congresso pode impedir o veto, mas apenas com 2/3 dos votos de ambas as câmaras. Considerando a composição do atual Congresso, isto é muito improvável.

A Suprema Corte pode revogar uma ordem executiva, mas somente se a ordem for considerada inconstitucional.

Se tudo mais falhar, o próximo Presidente dos Estados Unidos pode remover ordem executiva do Presidente anterior. Para isso, o atual Congresso terá que esperar até 2016.

Quem beneficiará desta ordem executiva?

Está ação executiva tem vários componentes:

Recursos adicionais serão atribuídos à proteção das fronteiras.

Facilitar a capacidade de altos qualificados graduados com bacharel, mestrados, e doutorados a permanecer nos Estados Unidos, para que o conhecimento e a educação que recebiam nas universidades americanas podem beneficiar os Estados Unidos, em vez de nossos concorrentes.

Estatuto temporário para imigrantes ilegais que: que tenham residido no país a mais de cinco (5) anos; que tem filhos que são Americanos ou que tenham o green card; que registrarem com o governo; que provam através de impressão digital que não tem antecedentes criminais; que tenha pago e continua pagando seus impostos – poderão permanecer nos Estados Unidos sem medo de deportação.

Já posso aplicar?

Mesmo que a ordem foi assinada na quinta-feira, isso não significa que você hoje já pode submeter a sua petição ou aplicação. Vai levar algum tempo (dias) para as agências do governo colocar em efeito os procedimentos necessários para processar as petições. Por exemplo, o Serviço de Imigração conhecido como o USCIS, terá agora de criar os formulários apropriados para cada benefício; determinar o local aonde os formulários deverão ser enviados; e treinar centenas de oficiais de imigração a como processar esses tipos de petições.

O que você pode fazer agora?

Determinar se você qualifica. Contatar uma advogada qualificada e agendar um horário para determinar se você qualifica para a ordem executiva. Advogadas Michele Da Silva e Norka Schell estarão disponíveis para discutir o seu caso com você e determinar se você se qualifica. Atendendo clientes nos escritórios de Boston, Framingham e Nova York.

PALAVRAS DE CAUTELA: Procure a assistência de uma advogada para ajudá-lo com o seu processo imigratório. Imigração não é apenas o preenchimento de formulários como muitos pensam. Haverá muitas pessoas não autorizadas e agências também não-autorizadas que iram se aproveitar da situação de muitos imigrantes - cobrando muito dinheiro para "ajuda-lo." Infelizmente, muitas vezes acabam prejudicando o imigrante, e acabando com o seus sonhos de viver legal nos Estados Unidos. Oportunidade como está não vêm com frequência. Não seja uma vítima de fraude.

Lembre-se, só uma advogada pode lhe fornecer aconselhamento jurídico. Só uma advogada pode acompanhá-lo nas audiências de imigração e perante um tribunal de imigração.

Não seja como muitos imigrantes, que perderam a oportunidade de legalizar através da ordem executiva do Presidente Bill Clinton no ano 2000 (LIFE ACT), porque não escolheram bem a sua representação. Infelizmente em 2000-2001, milhares de imigrantes foram enganados e roubados de seu dinheiro suado, quando contrataram os serviços de "Notários," "Paralegals," "Agencias de Traduções e Turismo" para ajudá-los com o processo imigratório. Muitos destes indivíduos foram presos, outros fugiram dos Estados Unidos para evitar processos criminais – por exercer a advocacia sem licença.

Se você planeja ou tenha a esperance de permanecer aqui nos Estados Unidos, investe na sua representação, e consulte uma advogada.

Na próxima semana iremos lhe informar com mais detalhes o conteúdo da atual ordem executiva.

Advogadas Michele Da Silva e Norka Schell são licenciadas no estado de Massachusetts e New York. Com escritórios localizados em Boston, Framingham e Nova York. Para informações em Massachusetts ligue para +1 (781) 223-6100 ou visite o site www.LawDaSilva.com. Para informações em New York ligue para +1 (212)564-1589 ou visite o site www.LawSchell.com.

Fonte: Da Redação do Brazilian Times | Texto de Michele da Silva