Publicado em 3/12/2014 as 12:00am

Instituto afirma que 65 mil imigrantes em MA serão beneficiados

Cerca de um terço dos imigrantes indocumentados que vivem em Massachusetts, serão beneficiados pela Ordem Executiva do presidente Barack Obama

Cerca de um terço dos imigrantes indocumentados que vivem em Massachusetts, serão beneficiados pela Ordem Executiva do presidente Barack Obama, a qual protege da deportação, aproximadamente 5 milhões de pessoas em todo o país.

O vice-diretor de imigração do Instituto de Política de Migração (MPI, sigla em inglês), Marc Roseblum, disse que os imigrantes indocumentados serão qualificados em dois grupos para poderem aplicar para a ação deferida. “Eles receberão um cartão de identificação que será emitido pelo Governo e serão protegidos de deportação a menos que cometam algum delito”, afirma.

O instituto estima que 65 mil imigrantes que vivem em Massachusetts. Nest grupo estão os 25 mil jovens chegaram ao país quando eram crianças e 40 mil que são pais de crianças com cidadania norte-americana. Combinadas, elas representam cerca de 1% da população do estado.

O número de imigrantes indocumentados em MA que não se beneficiarão diretamente é muito maior.

O MPI estima que existam aproximadamente 185 mil imigrantes indocumentados em Massachusetts, o que representa cerca de 3% de todos os moradores.

Eva Millona, diretora-executiva do Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA), elogiou a ação, especialmente o anúncio do presidente de que os recursos para a fiscalização da imigração serão utilizados para priorizar a deportação de criminosos condenados, terminando o programa Comunidades Seguras.

"Isso mesmo que deve ser feito. Priorizar para remover aqueles que tenham sido condenados", disse Millona. "Nós estamos felizes que o foco está agora em criminosos e sobre as famílias", continua.

O programa “Comunidades Seguras” exigia que a polícia compartilhasse impressões digitais e dados de imigrantes detidos em simples operações. Estas informações deveriam ser enviadas para a agência de Imigração e Alfândega.

Em Massachusetts, o Departamento de Imigração deportou 1.647 imigrantes através do programa “Comunidades Seguras”. Isso de novembro de 2008 até o final de setembro de 2014. Destes, 52% eram condenados criminosos. Os demais eram imigrantes trabalhadores que tinham família no país.

Entre os deportados estavam 330 fugitivos do ICE que não saíram do país depois de receberem uma ordem de deportação, 291 que já teve ordem de deportação anterior e 170 que entraram ilegalmente no país ou ficaram após a expiração dos vistos.

Fonte: Da Redação