Publicado em 12/12/2014 as 12:00am

MAPS e parceiros explicam a Ação Executiva de imigração

Algumas perguntas foram sobre o pagamento de impostos atrasados e as datas do processo de envio de documentos, além de outras questões que ainda não foram esclarecidas pelo governo federal

Com olhos e ouvidos atentos e muitas perguntas, mais de 80 pessoas participaram das seis Sessões Informativas gratuitas organizadas pela Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)— em parceria com o Gabinete Estadual para Refugiados e Imigrantes (MORI, na sigla em inglês), o Centro do Imigrante Brasileiro (CIB), CVC Unido e o Grupo Mulher Brasileira (GMB) – para esclarecer a recente Ação Executiva do Presidente Obama sobre Imigração. As sessões foram realizadas entre 24 de novembro e 3 de dezembro nos seis escritórios da MAPS em Cambridge, Somerville, Brighton, Dorchester, Framingham and Lowell.

“Foi uma resposta fantástica da comunidade, e prova de que muitas questões ainda pairam no ar sobre essa ação tão complexa,” disse Paulo Pinto, Diretor Executivo da MAPS e um dos facilitadores das Sessões Informativas. “Nós ficamos felizes em ajudar as pessoas tanto quanto possível, e continuaremos a fazê-lo enquanto durar este programa.”

Algumas perguntas foram sobre o pagamento de impostos atrasados e as datas do processo de envio de documentos, além de outras questões que ainda não foram esclarecidas pelo governo federal. A data para que a imigração comece a receber os pedidos de registro sob a Ação Deferida por Responsabilidade Parental (DAPA, na sigla em inglês) não pode ser posterior a 19 de maio de 2015, mas as datas definitivas de início e término do prazo de envio de documentos ainda não foram anunciadas. O mesmo vale para a Ação Deferida por Chegada na Infância (DACA, na sigla em inglês), que foi ampliada e passou a beneficiar mais imigrantes, e cuja data para início de recebimento de registros pelo governo federal não pode ser posterior a 18 de fevereiro de 2015.

A MAPS alerta a comunidade para que quem possa se beneficiar da Ordem Executiva não procure nenhum advogado que prometa ajudar no processo até que mais informações sejam divulgadas. Levará alguns meses até que todos os formulários e requerimentos do processo estejam disponíveis, e espera-se que sejam simples, sem a necessidade de gastos adicionais com advogados.

A MAPS oferece serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa e outros moradores de Massachusetts desde 1970. Para mais informações, acesse www.maps-inc.org ou ligue para (617) 864-7600.

Fonte: Da Redação