Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/02/2015 as 12:00am

ICE recebe ordens para separar imigrantes

Um memorando interno determinou que os agentes devem perguntar aos detidos se eles se qualificam para a proteção contra a deportação

A administração do presidente Barack Obama ordenou que os agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) perguntem aos imigrantes indocumentados se eles se qualificam para o programa de suspensão de deportação, baseado na ordem executiva divulgada recentemente. Esta ordem foi repassada, através de um memorando interno.

Segundo o documento, os agentes receberam orientações para identificar e separar os imigrantes que já estão presos e que se qualifiquem para a Ordem Executiva. Estas ordens marcam uma mudança na política de fiscalização imigratória, colocando sob responsabilidade do governo a tarefa de identificar os imigrantes que possam ser beneficiados com o tratamento diferenciado. Antes, essa responsabilidade era dos próprios imigrantes ou de seus advogados, que tinham de provar que se enquadravam em benefícios que poderiam tirá-los da cadeia e permanecer nos Estados Unidos.

É o mesmo princípio usado pela Receita Federal, quando avisa e recomenda aos contribuintes o uso de certas isenções e deduções fiscais.

O material de treinamento para a nova política já foi dsitribuído aos agentes tanto do Customs and Border Patrol (Patrulha de Fronteira e Alfândega) quanto do ICE. Ele recomenda aos agentes "a identificação imediata dos indivíduos em custódia, bem como os que sejam detidos a partir de agora", para fins de suspensão de deportação, casos elas se qualifiquem.

Um memorando inclui a descrição de situações de encontros entre agentes e imigrantes, com instruções de como o agente deve proceder, com uma série de perguntas a serem feitas para determinar se o imigrante se qualifica para beneficiar-se dos planos do presidente. O ICE já começou a soltura das cadeias federais de imigração de imigrantes que se enquadrem nos benefícios.

O comissário do CBP, Gil Kerlikowske, disse que o ato do agente perguntar ao imigrantes se ele se qualifica para o benefício durante a abordagem economiza tempo e dinheiro. "Vamos usar nossos recursos, particularmente os da Border Patrol, para os indivíduos que são a nossa prioridade de busca," disse.

O programa de Obama determina que o foco na política de deportações seja dado nos indivíduos com fichas criminais ou que de uma forma ou de outra representem uma ameaça à segurança nacional ou à ordem pública. De uma forma geral, os imigrantes cuja única falta foi permanecer no país além da permissão legal não são considerados como prioritários para os agentes de imigração.

Fonte: Da Redação

Top News