Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/03/2015 as 12:00am

Republicano ameaça acabar com DACA e DAPA

Confrontado por uma "Dreamer", Jeb Bush disse que a ordem executiva de Obama é fruto de um "ditador latino-americano".

Jeb Bush se juntou ao clube da elite de presidenciáveis desconfortáveis que foram confrontados por quem apoia a reforma imigração. Durante um evento privado, que aconteceu no sábado (07), em Iowa, o ex-governador da Florida foi questionado em espanhol sobre as ações executivas do presidente Barack Obama em relação à imigração.

O presidenciável disse que apoia um caminho para a cidadania para os “dreamers”, mas que isso deve acontecer mediante uma lei e não pode decreto. “Eu considero a atitude de Obama como uma ação ditatorial latino-americana”, afirmou.

Pouco tempo depois, o ex-governador foi questionado por repórteres sobre as ações (DACA e DAPA) de Obama e se ele as revogaria caso seja eleito presidente. O político evitou falar sobre o assunto, mas afirmou que “é preciso mudar a lei”. Segundo ele, é preciso abrir caminho para os “dreamers”, mas através de uma lei e não por esta Ordem Executiva.

Ele deu indícios de que pode acabar com os programas Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) e Deferred Action for Parents of Americans (DAPA), sendo que o primeiro caminhos para jovens imigrantes que chegaram ao país antes de completar 15 anos de idade, e o segundo para pais de cidadãos americanos ou que tenham filhos que são residentes permanentes.

Mesmo assim se mostrou favorável a um meio que conceda cidadania aos imigrantes, mas que “tudo deve ser feito mediante uma lei” e não como o presidente Obama fez. "Eu acho que nós precisamos corrigir este sistema de imigração que está quebrado'' disse Bush. "Os imigrantes precisam de um caminho para a legalização'', continuou.


VEJA COMO FOI A CONVERSA ENTRE JEB BUSH E O DREAMER

DREAMER: Será que a sua prioridade vai ser acabar com o DACA e o DAPA?

BUSH: Acabar com o que?

SONHADOR: DACA e DAPA.

BUSH: DACA? O que é isso?

DREAMER: Você disse que iria parar a ação do presidente. Você está se referindo ao DACA e DAPA?

BUSH: Nós precisamos passá-lo como uma lei.

DREAMER: OK, então você tem planos para acabar DACA e DAPA? Quer acabar com esses programas?

BUSH: DACA é para... o programa para os sonhadores. Não. Vamos dar-lhes prioridade para serem cidadãos. Mas através da lei e não por decreto, porque isso é como um ditador latino-americano.

DREAMER: Sim, mas você disse recentemente que pretende acabar com esse programa, DACA.

BUSH: Exatamente. E depois aprovar uma lei. O problema é que o DACA vale só por dois anos. O que haverá depois disso?

Fonte: Da Redação

Top News