Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/05/2015 as 12:00am

Imigrantes poderão se preparar para obter autorização de trabalho

Consulta gratuita será no dia 30 de maio na "Mario Umana Academy"; organizadores esperam 400 pessoas

FABIANO FERREIRA

Imigrantes que vivem na região de Boston e têm interesse em obter autorização de trabalho e proteção contra deportação poderão ser atendidos gratuitamente no próximo dia 30 de maio, num evento promovido pela Mayor´s Office o New Bostonians em parceria com entidades.

Nesta data, das 10AM às 4PM, os interessados terão possibilidade de fazer consultas para se certificar se estão qualificados para o pedido e, em caso positivo, vão receber orientações de como preparar os documentos.

Os organizadores estão esperando cerca de 400 pessoas interessadas em receber orientações de cerca de 80 voluntários, que estarão no local preparados para os atendimentos. A assistência será individualizada e em português.

Na manhã da última quarta-feira (13), o Brazilian Times participou de uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Boston, que contou com advogados e representantes de organizações comunitárias. O discurso de cada um reforçou a necessidade de preparar as pessoas para o Daca (Ação Deferida para os que Chegaram na Infância) e o Dapa (Ação Deferida para Pais).

Estiveram na coletiva Felix G. Arroyo (Chefe do Departamento de Health andHuman Services - Cidade de Boston), Alejandra St. Guillen (Diretora - Mayor’s Office of New Bostonians), Georgia Katsoulomitis (Diretora Executiva - Massachusetts Law Reform Institute), Patricia Sobalvarro (Diretora Executiva - Agência ALPHA) e Natalicia Tracy (Diretora Executiva - Centro do Imigrante Brasileiro), entre outros representantes.

Segundo os organizadores do evento, todo esse movimento é necessário em função das duas ordens executivas do presidente Barack Obama. Em fevereiro deste ano, a Justiça americana barrou uma das principais promessas de Obama desde sua primeira eleição: a regularização de milhões de imigrantes que vivem com suas famílias e trabalham nos Estados Unidos.

A reforma no sistema de imigração está parada desde a intervenção de um juiz federal do Texas, que suspendeu as medidas. Isso ocorreu porque 26 estados americanos abriram um processo alegando que o presidente não tem poder para mudar o sistema de imigração por decreto, sem a participação do congresso. A justiça vai analisar se o decreto é ou não constitucional.

Comunidade vive momento histórico

Sobre este tema, o Brazilian Times entrevistou o agente consular Glênio Bongiolo, que diz que estamos vivendo um momento único, com a possibilidade de regularizar a situação de milhares de pessoas. “Nós sabemos que o sistema de imigração está quebrado, mas com essa possibilidade é preciso preparar a comunidade”.

Bongiolo conta que um manual em que constam todos os procedimentos e documentos necessários para participar do Daca e do Dapa está sendo traduzido e que o material servirá para orientar as pessoas. “O evento do dia 30 servirá para saber se os interessados se enquadram e como podem qualificar e aplicar”.

Tudo vale para demonstrar a participação do imigrante como morador e trabalhador nos Estados Unidos, desde um extrato bancário a comprovantes de conta de água ou compra de um carro.

Segundo Natalícia Tracy, diretora executiva do Brazilian Work Center, que também participou do evento na Prefeitura de Boston, logo que as executivas foram anunciadas, estão sendo divulgados comunicados informando que até uma foto feita num posto de ônibus pode ser juntada ao processo para comprar as atividades em solo americano. “Infelizmente, os imigrantes são tratados de forma diferente, mesmo trabalhando aqui, formando família e criando raízes. A história americana mostra que principalmente os latinos são excluídos e há grande preconceito com imigrantes”, ressalta.

Saiba mais

O evento “Alívio Imigratório Daca e Dapa” será no dia 30 de maio, na Mario Umana Academy, 312 Border Street – East Boston (MA). Para garantir participação ligue para (617) 635-4141 (Prefeitura de Boston).

Fonte: Brazilian Times

Top News