Publicado em 24/07/2015 as 12:00am

Pesquisa aponta que imigração pelo México caiu drasticamente

Mesmo com a imigração sendo um tema que acalora a campanha presidencial dos Estados Unidos, o número de pessoas que entram no país através da fronteira com o México, legal ou ilegalmente, caiu drasticamente nos últimos anos.

Da Redação

Mesmo com a imigração sendo um tema que acalora a campanha presidencial dos Estados Unidos, o número de pessoas que entram no país através da fronteira com o México, legal ou ilegalmente, caiu drasticamente nos últimos anos. Os dados foram apresentados na última quarta-feira por demógrafos da Universidade do Texas San Antonio e da Universidade de New Hampshire.

Os números mostraram que a onda de imigrantes que entraram no país pelo México teve seu pico em 2003, mas caiu pela metade desde então. Rogelio Saenz, decano da Faculdade de Políticas Públicas da UTSA e principal autor do estudo, disse que as razões desta queda incluem menos empregos na construção civil, devido à recessão 2007-2009 e uma economia em crescimento no México, além da taxa de natalidade.

Um total de 819.000 pessoas emigraram do México para os Estados Unidos entre 2008 a 2012. Já em 2003 a 2007, este número foi de 1,9 milhões em 2003 e 2007. Isso significa uma queda de 57 por cento, de acordo com dados do Censo dos Estados Unidos. Os dados não diferenciam entre quem entrou legal ou ilegal.

Segundo a pesquisa, os que continuam entrando no país estão mais interessados em fugir da violência que continua a assolar o México, do que em busca de trabalho. A pesquisa foi publicada pela Universidade de New Hampshire.

Fonte: Brazilian Times