Publicado em 30/10/2015 as 12:00am

Marco Rubio propõe sistema migratório baseado no mérito nos EUA

O senador pela Flórida defendeu o programa de vistos para trabalhadores qualificados H-1B

da redação

O pré-candidato presidencial republicano Marco Rubio disse nesta quarta-feira durante o terceiro debate das primárias do partido que o sistema migratório dos Estados Unidos deve se basear no "mérito" e na contribuição econômica que os imigrantes podem trazer ao país.

"O sistema migratório deveria ser baseado no mérito, nas capacidades e na contribuição que podem trazer para a economia", explicou Rubio.

O senador pela Flórida defendeu o programa de vistos para trabalhadores qualificados H-1B e afirmou que aqueles que abusarem desse programa, à custa dos trabalhadores americanos, deverão ser excluídos do mesmo.

Os vistos H-1B são utilizados pelas empresas tecnológicas para contratar pessoal qualificado no exterior e as companhias do Vale do Silício defendem sua ampliação.

O magnata Donald Trump apoiou um plano para que os estudantes estrangeiros "talentosos" que entram legalmente no país para estudar em suas universidades possam ficar nos Estados Unidos, algo que contrasta com suas propostas extremas e favoráveis à deportação de imigrantes.

"Estou totalmente a favor que as pessoas talentosas, que estudaram em Harvard, fiquem para que possam trabalhar no Vale do Silício", disse Trump.

O magnata do setor imobiliário não quis esclarecer, a pedido dos moderadores do debate do canal "CNBC", se apoia os vistos H-1B e assegurou que, independentemente das razões, os imigrantes devem chegar ao país por vias legais.

Fonte: Brazilian Times