Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/02/2016 as 12:00am

Presidenciável republicano pede quarentena para brasileiros que voltarem do Brasil

Ele afirmou que a exigência se encaixa tanto para os turistas, estudantes e até quem tem Green Card e foi passear

Depois de mobilizar o presidente Barack Obama, o vírus da zika introduziu o Brasil também na campanha presidencial dos Estados Unidos. No debate entre os pré-candidatos republicanos deste sábado (6), um deles, o governador de New Jersey, Chris Christie, disse que imporia uma quarentena às pessoas que voltarem aos EUA de viagens ao Brasil, por causa do vírus da zika.

O governador ressaltou sua preocupação e disse que ninguém está imune a contrair a doença no Brasil. Ele citou até mesmo os brasileiros que já possuem Green Card e foram passear no país nesta época de festas.

Em 2014, no auge da epidemia de ebola, o mesmo Christie ordenou a detenção e pôs em quarentena em NJ uma enfermeira que havia voltado da África. “Pode apostar que sim”, disse Chritie ao ser questionado se faria o mesmo com quem voltar do Brasil.

Ele não recuou da decisão que tomou em relação à enfermeira, que lhe rendeu muitas críticas e um processo. “Você toma uma decisão dessa, baseado nos sintomas, na medicina e na lei. Nós a colocamos em quarentena, seu exame se revelou negativo e depois de 48 horas nós a liberamos”, continuou.

A mesma pergunta sobre o zika foi feita a outro pré-candidato, este com experiência na área médica, o neurocirurgião aposentado Ben Carson. Sua opinião sobre a quarentena foi diferente.

“Colocar um monte de gente em quarentena de forma desordenada por terem ido ao Brasil, não acredito que isso funcione. O que nós realmente precisamos pensar é como controlar essa doença. E aí é que precisamos de uma resposta rápida. Precisamos de uma resposta rápida ao ebola, precisamos de uma resposta rápida à zika e outras coisas surgirão”, disse Carson.

Ambos estão na lanterna da disputa republicana. Segundo a média das pesquisas feita pelo site RealClearPolitics, Chris está em sexto lugar (4,9%) na preferência dos eleitores de New Hampshire, onde será realizada a prévia dos partidos, na terça (9). Carson (3,3%) está em último entre oito pré-candidatos, de acordo com o site. Donald Trump lidera, com 30,7%, seguido dos senadores Marco Rubio (16,4%) e Ted Cruz (12%).

O vírus da zika virou uma preocupação real nos EUA. As autoridades médicas do país emitiram um alerta recomendando mulheres grávidas a evitar viagens ao Brasil e outros países afetados pela zika e o presidente Obama pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

 

 

 

Fonte: braziliantimes.com

Top News