Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/02/2016 as 12:00am

Republicanos fazem prévia presidencial em Nevada nesta terça

Estado é o quarto a votar, após Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul. Donald Trump lidera pesquisas com dobro de Ted Cruz, segundo colocado.

Os eleitores republicanos de Nevada decidem nesta terça (23), em um caucus fechado, qual pré-candidato irão apoiar na corrida presidencial. O estado, que aponta 30 delegados republicanos, já realizou seu caucus democrata no último sábado, no qual Hillary Clinton foi a vencedora. Os caucus são pequenas assembleias eleitorais comunitárias -- sendo fechados, somente militantes do partido podem participar.

Segundo uma média de pesquisas apontada pelo site Huffington Post, Donald Trump deve vencer mais esta etapa tranquilamente. Ele aparece com 42%, mais que o dobro do segundo colocado, Ted Cruz, que tem 20,7% e é seguido de perto por Marco Rubio, com 18,7%. Na quarta posição aparece John Kasich, com 7%, e em último Ben Carson, com 6%.

Trump já venceu as primárias de New Hampshire e Carolina do Sul, mas perdeu o caucus de Iowa para Ted Cruz. Ainda assim, ele já soma uma grande vantagem no número de delegados, com 67. Ted Cruz conta com 11 e Marco Rubio com 10. John Kasich conquistou cinco delegados e Ben Carson três.

Os quatro delegados que haviam sido atribuídos a Jeb Bush, que desistiu de concorrer à nomeação, devem direcionar seus votos a outros candidatos, mas ainda não se sabe a quem.

 

Outros estados

O primeiro estado a realizar sua prévia foi Iowa, em 1º de fevereiro, onde o republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton saíram vencedores. Na sequência foi a vez de New Hampshire, onde os eleitores preferiram Donald Trump e Bernie Sanders. No sábado (20), Hillary venceu a primária democrata em Nevada e Trump foi o vencedor do caucus republicano na Carolina do Sul.

 

Prévias

Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido. Para ser apontado candidato, um democrata precisa ter os votos de 2.382 dos 4.763 delegados disponíveis. Para um republicano, é preciso conquistar 1.237 dos 2.472 delegados disponíveis no partido.

Após o caucus republicano em Nevada acontece uma primária democrata na Carolina do Sul, no sábado (20), e em seguida a grande expectativa gira em torno da Super Terça, em 1º de maio, quando ocorrem decisões simultâneas em 14 estados e no território de Samoa Americana.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

 

Fonte: globo.com

Top News