Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/03/2016 as 12:00am

Republicanos têm escolha difícil em disputa interna pela Casa Branca

Líderes do partido não aprovam construção de Muro entre EUA e México. Cruz ganhou as prévias em Kansas e do Maine.

Republicanos que tentam impedir Donald Trump de se tornar o candidato presidencial do partido ainda estão debatendo se apoiam Ted Cruz, uma figura polêmica que é popular junto ao movimento conservador Tea Party.

Cruz, senador do Texas de 45 anos, venceu as prévias partidárias dos Estados do Kansas e do Maine no sábado, o que fortaleceu seu argumento de que é a principal alternativa a Trump, bilionário de 69 anos oriundo do setor imobiliário.

A liderança do Partido Republicano está descontente com as promessas de Trump de construir um muro na fronteira com o México, deportar 11 milhões de imigrantes ilegais e impedir temporariamente a entrada de muçulmanos no país.

Mas muitos caciques da legenda também relutam em cerrar as fileiras de Cruz, que veem como conservador demais para o eleitoral em geral na eleição de 8 de novembro que irá determinar o sucessor do presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama.

Cruz vem fazendo campanha como um "azarão" determinado a chacoalhar o establishment republicano em Washington. Favorito dos evangélicos, ele conclamou os EUA a "varrerem do mapa" o grupo militante Estado Islâmico e se comprometeu a eliminar a quatro agências do governo.

Mas em 2013 ele revoltou muitos correligionários ao liderar uma paralisação no Congresso que levou a uma paralisação de 16 dias do governo federal.

O pesquisador eleitoral republicano Neil Newhouse disse que Cruz ainda não mostrou que tem apelo além dos eleitores mais conservadores.

Alguns republicanos argumentaram que o senador não está se saindo bem o suficiente em pesquisas de opinião em Estados como Flórida e Ohio. Ambos farão prévias em breve, o que leva alguns membros do partido a questionarem se apoiar Cruz é a melhor maneira de frear Trump.

Para obter a indicação partidária, é preciso conquistar

1.237 mil delegados. Cruz obteve 300, e Trump 374. O senador Marco Rubio, de 44 anos, da Flórida, preferido da elite republicana e ainda visto por alguns colegas como uma opção a Trump, irá aumentar sua cota de 123 delegados com os 23 que conquistou na prévia de Porto Rico no domingo. O governador de Ohio, John Kasich, aparece bem atrás com 35 delegados.

Alguns nomes do establishment republicano dizem que a melhor forma de deter Trump seria Rubio conquistar os 99 delegados da Flórida e Kasich os 66 na primária de Ohio. Os dois Estados concedem a totalidade de seus delegados ao vencedor local, o que não acontece em todas as unidades federativas do país.



Fonte: globo.com

Top News