Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/03/2016 as 12:00am

Sanders faz duras críticas às intromissões dos EUA na América Latina no passado

"Não acredito que seja uma função do governo dos EUA derrubar pequenos governos por todo o mundo", lamentou Sanders

O senador por Vermont e pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Bernie Sanders, criticou com firmeza nesta quarta-feira (9) as intromissões passadas do governo de seu país na política latino-americana, e citou como exemplos os casos de Cuba, Nicarágua, Guatemala e Chile.

"Não acredito que seja uma função do governo dos EUA derrubar pequenos governos por todo o mundo", lamentou Sanders no debate organizado conjuntamente pela emissora hispânica "Univisión" e o jornal "The Washington Post", realizado em Miami, na Flórida.

"Os EUA fizeram mal quando tentaram invadir Cuba. Os EUA fizeram mal tentando derrubar o governo (sandinista) da Nicarágua, e o mesmo na Guatemala", criticou o senador, que também se referiu ao envolvimento americano no golpe de Estado que pôs fim ao governo de Salvador Allende no Chile.

"Ao contrário de Hillary Clinton (sua rival pela indicação do partido), eu sempre fui contra mudanças de regime (forçadas pelos EUA) em Cuba, Nicarágua, Iraque, onde quer que fosse", afirmou Sanders.

O pré-candidato democrata explicou que viajou à Nicarágua nos anos 1980 e que se opôs aos "esforços" do governo de Ronald Reagan para "derrubar o governo" sandinista, assim como tinha se posicionado contra o ex-secretário de Estado Henry Kissinger por sua intervenção no Chile de Allende.

 

Fonte: http://noticias.uol.com.br/

Top News