Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/03/2016 as 9:37am

Três estados realizam prévias eleitorais nos EUA nesta terça

Votações são em Utah e Arizona, democratas tem ainda caucus em Idaho. No Arizona, republicano vencedor leva de uma vez todos os 58 delegados.

Mais três estados irão realizar suas prévias eleitorais nos EUA nesta terça (22). No Idaho, apenas democratas irão votar em um caucus, enquanto no Utah o mesmo sistema será adotado pelos dois partidos. No Arizona acontecem primárias, também dos dois partidos.

O estado com maior número de delegados é o Arizona, que atrai atenção especial dos republicanos por ser um dos locais que aplica o “winner-take-all”, ou seja, atribui todos os seus delegados a quem vencer a disputa, em vez de distribui-los proporcionalmente.

Com primárias abertas das 9 às 22 horas (horário de Brasília), o Arizona pode garantir mais 58 delegados a Donald Trump, que lidera as pesquisas. Segundo média do Huffington Post, ele tem 36,6%, contra 20,2% de Ted Cruz e 15,9% de John Kasich. Entre os democratas, Hillary Clinton deve levar a maioria dos 85 delegados, já que aparece com média de 50% nas pesquisas, mais que o dobro dos 24% de Bernie Sanders.

Caucuses

O Partido Democrata realiza um caucus no Idaho para atribuir 27 delegados – os republicanos já votaram no estado em 8 de março. Uma pesquisa da Dan Jones &Associates/Idaho PoliticsWeekly.com aponta uma disputa muito acirrada, com Sanders tendo 47%, apenas dois pontos a mais do que os 45% de Clinton.

A Dan Jones &Associates/Idaho PoliticsWeekly.com mostra ainda que Sanders deve vencer também em Utah, onde são disputados 37 delegados democratas. O senador aparece com 52%, contra 44% de Clinton.

Entre os republicanos, Ted Cruz é amplamente favorito a ficar com a maior parte dos 40 delegados. A média do Huffington Post atribui a ele 53% das intenções de voto, contra 11,5% de Trump e 4% de Kasich.

Delegados

Um republicano precisa ter pelo menos 1.237 votos para ser indicado por seu partido. Até agora, Trump tem 680, Cruz tem 424 e Kasich tem 143. No Partido Democrata, uma indicação depende de pelo menos 2.383 votos. Por enquanto, Hillary Clinton conta com 1.630, enquanto Bernie Sanders soma 870.

Prévias

Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

A eleição presidencial será realizada em 8 de novembro.

 

Fonte: http://g1.globo.com/

Top News