Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/04/2016 as 11:00am

Imigrantes são alvos de falso agente da Imigração

Falsário se aproveita da situação migratória da vítima

O Departamento de Imigração dos Estados Unidos emitiu nesta semana um comunicado de alerta para novas fraudes que vêm sendo aplicadas na comunidade imigrante com a utilização do nome da agência. Os criminosos ligam para a casa da pessoa e com a utilização de um software faz parecer que as ligações são oriundas do número “800”, do departamento.

O advogado Danilo Brack explicou que durante as ligações, o golpista solicita informações da pessoa sob ameaça de deportação imediata se ela não colaborar. “O meu conselho é para que quem receber tal tipo de ligação, deve denunciar o caso ao Federal Trade Commission no site www.ftccomplaintassistant.gov ou ligar para o telefone 800-375-5283”, disse. “A imigração nunca solicita ou recebe pagamentos por telefone”, continuou.

Danilo ressaltou que existem muitos estelionatários que vivem de se aproveitar da fragilidade da comunidade imigrante. Ele afirma que o fato de muitos terem medo de procurar as autoridades para denunciar criminosos, facilita a ação destes criminosos. “Por isso é muito importante informar à polícia qualquer tipo de crime”, explicou.

O comunicado, que foi veiculado na segunda-feira, dia 28 de março, disse que o golpista se passa por ser um funcionário do Governo e liga os imigrantes dizendo que há um problema com registros de imigração. “Às vezes, os criminosos sabem informações pessoais sobre a vítima e faz tudo parecer verdadeiro”, disse a nota ressaltando que depois o falso agente solicita um pagamento imediato para resolver o problema.

Ainda, durante a ligação, para intimidar a vítima, o falso funcionário simula estar nervoso e ameaça a pessoa de deportação imediata se não fizer a transferência eletrônica do dinheiro naquele momento.

Além de usar o software que camufla o número do telefone para parecer como se fosse oriundo do Governo, os estelionatários deixam mensagens para que a vítima ligue para um número também igual aos utilizados pelos órgãos públicos. “Funcionários da Imigração raramente ligam para a casa de imigrantes para exigir pagamentos”, disse a nota.

Visite o site www.uscis.gov/avoidscams para obter mais informações sobre esta nova fraude e saber como denunciar fraudes em seu estado. Também pode ligar para o advogado Danilo Brack, no telefone (978) 453-7225.

Fonte: Redação

Top News