Publicado em 17/05/2016 as 10:00am

Kentucky e Oregon realizam primárias presidenciais nesta terça

Hillary é favorita em Oregon, mas pode perder para Bernie em Kentucky. Sem adversários, Trump irá somar mais delegados em primária em Oregon.

Hillary Clinton e Bernie Sanders disputam mais 116 delegados democratas em primárias nos estados de Kentucky e Oregon nesta terça (17). No Partido Republicano, embora Donald Trumpseja o único a permanecer na disputa e já seja o presumido candidato, os eleitores de Oregon também votam. O empresário já venceu a primária republicana de Kentucky, disputada em 5 de março.

Embora todos os adversários tenham suspendido suas campanhas, alguns de seus nomes ainda constam nas cédulas, e por isso Trump pode não levar todos os 28 delegados de Oregon – em Virginia Ocidental, por exemplo, John Kasich conquistou um delegado na semana passada, depois de já ter anunciado sua desistência.

Ainda assim, Trump deve se aproximar bastante dos 1.237 votos exigidos para se tornar o candidato oficial do Partido Republicano à presidência e evitar uma convenção disputada, em julho, quando outro candidato poderia tomar alguns de seus votos. Atualmente ele soma 1.134 e precisa de apenas mais 103 dos 436 ainda disponíveis.

Entre os democratas, Hillary Clinton lidera em Oregon, segundo pesquisa realizada entre os dias 6 e 9 de maio pela Fox 12/KPTV, na qual ela aparece com 48 pontos, contra 33 de Bernie Sanders. No Kentucky não foram feitas pesquisas nas últimas semanas, mas alguns veículos de imprensa local apontam um ligeiro favoritismo de Clinton, mesmo sem citar números. O perfil predominante do eleitorado local, no entanto, é de homens brancos e da classe operária, o que poderia favorecer Sanders.

Estão em disputa 55 delegados em Kentucky, que tem ainda seis superdelegados, e 61 em Oregon, que conta com 13 superdelegados. Os superdelegados têm liberdade para votar no candidato de sua preferência na convenção do partido, independente das escolhas dos eleitores de seus estados.

Para assegurar a nomeação democrata são necessários os votos de 2.383 delegados. Por enquanto, Clinton conta com 2.240 e precisa garantir mais 143, enquanto Sanders soma 1.473 e precisa de mais 910. Incluindo os disputados nesta terça, ainda há 1.052 delegados disponíveis.

Prévias

Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

A eleição presidencial será realizada em 8 de novembro.

Fonte: g1.globo.com