Publicado em 24/10/2016 as 2:27pm

Trump afirma que construirá muro na fronteira nos primeiros 100 dias de governo

O republicano afirmou neste final de semana que os EUA pagarão pela construção, mas obrigará México a reembolsar o valor total da obra

Durante um discurso feito no sábado, o candidato a presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, declarou que os Estados Unidos pagarão pela construção de um muro na fronteira com o México e que o país vizinho terá que reembolsar o custo total.

Esta posição faz parte do programa elaborado pelo candidato chamado de “End Illegal Immigration Act" que financiará integralmente a construção. O presidenciável acrescentou que a obra começará a ser feita ainda nos seus primeiros 100 dias de governo. "Faremos isso com a plena compreensão de que o México vai reembolsar os Estados Unidos com o custo total”, disse o empresário bilionário.

Trump sempre afirmou ao longo de campanha que o México teria que pagar pelo muro, mesmo o país concordando ou não. Se o México não cumprir, Trump propôs confiscar dinheiro de imigrantes mexicanos que moram nos EUA e que são enviados para suas famílias que vivem no país.

O candidato republicano ainda se reuniu com o presidente mexicano Enrique Peña Nieto no final de agosto para discutir a construção do muro, entre outros temas. Após a reunião, Peña Nieto afirmou que México não pagaria pelo trabalho proposto por Trump.

A construção do muro proposta de Trump custaria cerca de US$ 25 bilhões, de acordo com especialistas, e não US$ 12 bilhões como o republicano vem afirmando.

Fonte: Da redação