Publicado em 8/11/2016 as 10:42pm

Pesquisa projeta que 2 milhões de latinos a mais votaram nestas eleições

O eleitorado latino representa 12% do total do país

Pelo menos dois milhões de eleitores latinos a mais participaram nesta terça-feira (8) das eleições presidenciais nos Estados Unidos com relação ao pleito de 2012, segundo as primeiras projeções da pesquisadora Latino Decisions.

O grupo afirmou ainda que 53% dos hispânicos habilitados para votar no país fez isso de forma antecipada, o que sugere um alto nível de "interesse e entusiasmo", de acordo com o grupo.

A análise também evidenciou que 57% destes eleitores minoritários tinham decidido com uma antecipação de seis meses se votaria no republicano Donald Trump ou na candidata democrata Hillary Clinton.

Segundo as pesquisas feitas nos arredores de centros de votação, uma arrasadora maioria dos latinos votou na ex-secretária de Estado, uma vez que projetam uma vantagem de 61 pontos percentuais sobre Trump (79% a 18%).

Além disso, 66 de 100 eleitores hispânicos se mostraram descontentes com o Partido Republicano, que o consideram hostil ou que "não se preocupa com eles".

A Latino Decisions criticou a política anti-imigração de Trump, que se dedicou a "insultar os latinos como parte de sua estratégia para mobilizar os eleitores brancos zangados".

O eleitorado latino representa 12% do total do país, com um número recorde de 27,3 milhões de hispânicos habilitados para votar nesta terça-feira, embora tradicionalmente só a metade compareça às urnas.

Por outro lado, um de cada três eleitores latinos disse que se mostraria a favor dos republicanos se estes se comprometessem a promover uma reforma migratória.


 

Fonte: uol.com.br