Publicado em 28/11/2016 as 6:00pm

Mexicanos têm visão negativa de Trump, mas apoiam diálogo

Mexicanos têm visão negativa de Trump, mas apoiam diálogo

O estudo realizado pela firma Buendia & Laredo para o jornal El Universal revelou que 74% dos entrevistados tinham visão negativa de Trump

A grande maioria dos mexicanos possui visão negativa do presidente americano eleito, Donald Trump, entretanto, grande parte também acredita que seu próprio presidente deveria se reunir com ele para defender os interesses do país, revelou uma pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira (18). O estudo realizado pela firma Buendia & Laredo para o jornal El Universal revelou que 74% dos entrevistados tinham visão negativa de Trump, um republicano. Somente 5% tinha visão positiva.

Trump, que iniciou uma série de ataques verbais ao México durante sua campanha eleitoral, prometeu a construção de um muro ao longo da fronteira com o país vizinho, deportar em massa 11 milhões de imigrantes indocumentados e ameaçou cancelar um acordo comercial feito com o México e Canadá.

O Presidente Enrique Peña Nieto provocou ultraje generalizado ao convidar Trump à Cidade do México para conversarem, no final de agosto. Uma entrevista de opinião paralela realizada pela mesma firma na ocasião revelou que 2 terços dos mexicanos consideraram o convite um erro.

Ainda assim, agora que Trump foi eleito presidente, 53% ainda pensam que Peña Nieto deveria se encontrar com o nova-iorquino para promover os interesses do México com os EUA, revelou a pesquisa. Já 43% dos entrevistados tiveram opinião oposta.

Cinquenta e dois por cento dos entrevistados disseram ter opinião positiva pelo fato de Trump ter derrotado a rival democrata, Hillary Clinton, com somente 7% demonstrando opinião contrária.

A pesquisa envolveu 1 mil mexicanos e foi conduzida entre 11 e 15 de novembro, com a margem de erro de 3.5%.

Fonte: Brazilian Voice