Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/12/2016 as 6:00pm

Aumenta número de adolescentes americanos envolvidos no tráfico de pessoas

Um relatório do Condado de Hidalgo, Texas, mostrou que mais jovens estão sendo presos por traficar pessoas na fronteira dos EUA

Dados divulgados pelas autoridades, mostram um número alarmante de adolescentes envolvidos no transporte de imigrantes ilegalmente para os Estados Unidos, principalmente pela fronteira no sul do Texas.

Os registros de detenção do Condado de Hidalgo mostram que 11 adolescentes foram presos este ano e foram acusados por tráfico humano. Cinco dessas detenções são meninas adolescentes - isso é mais do que o dobro do número total de meninas presas de 2011 a 2015.

Uma das adolescentes presas este ano, duas vezes, é Brittany Lizeth Roque, de 17 anos.

De acordo com uma declaração da polícia, um oficial a abordou em agosto, quando ela foi flagrada dirigindo muito perto de outro veículo, sem o seu cinto de segurança. O oficial a parou e descobriu que não ela tinha carteira de motorista e observou cinco passageiros no carro e imediatamente notificou a patrulha fronteiriça.

A adolescente admitiu que tinha acabado de pegar os homens nas proximidades e recebeu o valor de US $ 250 por pessoa para contrabandeá-los para o EUA.

O chefe de polícia do La Joya Independent School District, Raul Gonzalez, disse que muitas desses adolescentes fazem isso porque vêm de famílias de baixa renda e precisam do dinheiro. O distrito escolar, ao sul do condado de Hidalgo, em Brownsville, tem cerca de 29.000 alunos.

"Alguns deles se sentem acuados diante da crise e este desesperado exige medidas desesperadas", disse ele. “Eles são bons filhos e infelizmente por causa de suas circunstâncias, buscam opções e veem no tráfico humano uma saída que pode ajudar financeiramente", continuou, observando como os adolescentes estão expostos ao perigo.

O chefe ressaltou que uma coisa boa em tudo isso é que, uma vez sob custódia, esses adolescentes tornam-se uma importante fonte de informação. "Há um ditado que diz que as crianças e os bêbados sempre dizem a verdade", disse. "As crianças não mentem", afirma.

Além de adolescentes, jovens adultos com menos de 25 anos estão se envolvendo nesta atividade ilegal, segundo mostrou os registros do Condado de Hidalgo. Em 2011, apenas uma pessoa com menos de 25 anos foi presa por contrabando de seres humanos - dois anos depois, o número aumentou para quase 50 e permaneceu cerca de 30 prisões por ano desde então.

No estado do Texas, qualquer pessoa acima de 10 anos é considerada responsável por suas próprias ações, por esse fator, os menores são processados pela justiça como um adulto. “Eu levei à prisão do condado muitos jovens que ficavam abalados, emocionados, chorando e lamentando suas ações. Mas neste momento é tarde demais", disse o sargento do Condado de Hidalgo, J.P. Rodriguez.

"E você sente alguma pena dessas crianças que você conhece? Eu sou um pai e não quere que nossa juventude destrua o seu futuro", finalizou.

Fonte: Brazilian Times

Top News