Publicado em 19/01/2017 as 5:32pm

Trump revela plano para jovens indocumentados

O presidente está suavizando sua política de imigração em relação aos jovens quando disse que "trabalha em um plano que deixará todos felizes"

Da redação

O presidente eleito Donald Trump, que toma posse nesta sexta-feira (20/01), disse que seu governo trabalhará em um plano que tornará as crianças imigrantes indocumentadas "muito felizes". O republicano acrescentou que isso acontecerá nos próximos meses.

Mesmo usando palavras boas em relação aos jovens, Trump reiterou seus planos de construir um muro ao longo da fronteira com o México e reprimir a imigração ilegal.

A mensagem de que ele poderá olhar com mais atenção para a situação dos jovens conhecidos como DREAMers, que foram trazidos para o país ilegalmente pelos seus pais, foi anunciada em uma entrevista concedida para a Fox & Friends. O presidente eleito disse que está pensando em deixá-los ficar no país.

O presidente eleito disse durante a sua campanha para a Casa Branca que imigrantes indocumentados de todas as idades seriam enviados para seus países de origem. Apenas os "bons" seriam autorizados a retornar, segundo declarou Trump.

Ele prometeu, também, derrubar as ordens executivas do presidente Barack Obama, que determina que as autoridades de imigração para concentrem seus esforços na deportação de criminosos e proteja os jovens através de programa Action for Childhood Arrivals (DACA).

Depois de alguns argumentos feitos pelo presidente Barack Obama e defensores da reforma imigratória, incluindo alguns republicanos no Congresso, Trump parece que está suavizando a sua postura em relação aos imigrantes.

Ele disse à revista Time, no início de dezembro, que queria "fazer resolver" para os jovens imigrantes, conhecidos como DREAMers. "Eu quero sonhos para nossos filhos também. Vamos dar um jeito. Numa base humanitária, é uma situação muito difícil", disse ele. "Vamos fazer algo que vai deixar as pessoas felizes e orgulhosas. Mas essa é uma situação muito difícil”, continuou.

Trump revelou, na manhã desta quarta-feira (18/01), durante a entrevista para a Fox & Friends, que sua equipe já está trabalhando na criação de um status legal para trabalhadores que não sejam criminosos, cidadãos indocumentados trazidos para o país quando ainda eram crianças. "Estamos trabalhando em um plano agora. E esse plano, nos próximos dois a três meses, vai sair", disse ele. "E é um plano que vai ser muito firme, mas vai ser um monte de coração"

Trump novamente disse que é "uma situação muito difícil", mas acredita que os jovens vão acabar ficando muito felizes. "Vamos ter grandes pessoas entrando em nosso país, pessoas que amam nosso país. E também teremos pessoas que vêm para o nosso país pelo próprio mérito".

Fonte: Brazilian Times