Publicado em 31/01/2017 as 7:00pm

Governo Trump começa a dificultar emissão de Vistos para brasileiros

Governo americano mudou regras de entrevista pessoal para solicitantes de visto

Os brasileiros interessados em viajar para os Estados Unidos devem ficar atentos para as modificações que dificultam, ainda mais, a emissão de Vistos. A partir de agora, as restrições para a emissão da autorização aumentaram. Estas alterações ainda não foram oficialmente divulgadas, mas segundo as informações, já estão sendo aplicadas no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Uma das mudanças afetou a faixa de idade que garante isenção na entrevista. Antes, menores de 16 e maiores de 66 não precisavam ir ao Consulado para serem entrevistados. Com as alterações, as idades ficaram estabelecidas em menores de 14 e maiores de 80. Com isso, quem não se encaixa nesta regra deve se deslocar até um consulado norte-americano, outra alteração foi o prazo de renovação de Vistos que também mudou.

Agora, os expirados há mais de um ano precisam fazer uma nova entrevista. Antes o prazo era de quatro anos. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RS), João Augusto Machado, disse que as informações pegaram os brasileiros de surpresa, já que não houve um anúncio oficial antecipado das novas medidas. "Eu mesmo tive que marcar a entrevista para um casal de idosos, de 72 e 68 anos, que vai ter que viajar a São Paulo para fazer", afirmou Machado.

O dirigente afirmou ainda que, nos últimos anos, não havia acontecido nenhuma mudança drástica no processo de obtenção de vistos para os EUA. A situação mudou com o começo do governo do presidente republicano Donald Trump. "Para os brasileiros, a obtenção de visto era menos complicada, estávamos inclusive próximos de ter isenção de visto", explica, analisando: "Essas alterações são um reflexo das políticas do governo Trump".

Fonte: Brazilian Times